Autor: Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 426
Gênero: Romance, Ficção, Sobrenatural
País: EUA
ISBN: 9788522012077
Classificação: ★★★★☆
_______________
Laços do Espírito não se tornou o meu livro favorito da saga, mas definitivamente tornou a esquentar as coisas que andavam meio mornas ao final do livro anterior. Há muita ação e quando eu digo muita, me refiro à resgates, fugas, prisões, compulsão, matar Strigoi e muito mais. Nesse livro Rose vai literalmente descobrir até onde ela é capaz de ir por amor.
Spoilers sobre o final do livro anterior começam aqui. Com um boato e uma pista fria sobre a possibilidade de quem sabe um cara conhecer um cara que conhece um cara que pode talvez saber como libertar um Strigoi e transformá-lo de volta. É uma teoria maluca, sem muita lógica e sem prova alguma. Mas é o suficiente para deixar Rose atônita e depois daquela reviravolta no final do livro anterior ao descobrir que Dimitri não morreu, ela decide apostar todas as suas fichas nessa possibilidade.
Ao fazer isso, ela se envolve em algo muito perigoso, que envolve resgatas Victor Dashkov, seu maior inimigo no mundo, e colocar Lissa em perigo. Além das muitas outras vidas que ela põe em risco. Percebe-se bem que Rose Hathaway finalmente se coloca em primeiro lugar, seus desejos, suas vontades, sem pensar em ninguém mais, além de Dimitri. E por falar no Dimka, ele agora a está caçando e pra valer. Por ter tentado matá-lo e ter fugido dele, Rose se tornou perigosa e o nosso querido Dimitri do mal agora vai começar a persegui-la. Cartas sinistras com ameaças e declarações de amor dão um ar ainda mais pesado à narrativa na tentativa de intimidar a garota, que agora é uma guardiã oficial.
Fora dos muros da São Vladimir as coisas começam a mudar e Rose percebe toda a responsabilidade que é ser uma guardiã. Por enquanto ela ainda não foi designada para ninguém, mas a esperança é a última que morre, e se alguém entende de esperança, esse alguém é ela. A única coisa que me incomodou nesse volume foi o triângulo amoroso Dimitri - Rose - Adrian. Ah, porque o Adrian era detestável no começo, mas depois começou a ficar um fofo. E ela está fazendo com ele exatamente o que fazia com Mason, usando-o para manter Dimitri longe dos seus pensamentos. Acorda, Rose! Não vai funcionar! Por favor, tente não partir MUITO o coração do Adrian, tá? Sim, nós amamos o Dimka, mas espero que apareça alguém linda, incrível, perfeita e que faça o Adrian esquecer a Rose. Se isso acontecer nesse último livro, tudo fica perfeito.
Lissa e Christian ainda não estão se falando, por conta da mudança de comportamento de Lissa. Ele sabe que ela foi induzida por meio do uso de um feitiço de compulsão, mas mesmo assim, se decepcionou com a namorada e agora não consegue esquecer isso. Os dois se amam, então espero que voltem logo, são o casal mais cute-cute de todos. Muitos amigos tem papeis importantes nesse livro, desde Mia, a ex-bitch, Eddie, o fiel amigo, Abe Mazur, até Mikhail, o ex-guardião da professora Karp. A história é bem construída e Richelle amarra bem as pontas para que o leitor se surpreenda (de novo) no final.
As questões políticas na Corte andam a todo vapor, e enquanto o mundo Moroi está em guerra com o mundo Strigoi, ninguém percebe que o verdadeiro problema está mais perto do que se imagina. Antigas leis, burocracia e votações ilegítimas vão tornar tudo mais complicado e interesses pessoais vão fortalecer a ruína dos Moroi. A rainha Tathiana não é detestável como Rose achara, ela é ainda mais. Tudo vai mudar e crenças serão abaladas. É hora de uma revolução, rever os valores e ter esperança num futuro melhor. Ansiosa para terminar o sexto e último livro da saga. Me converti ao Richellismo e agora sou mais uma leitora fiel. Devorei essas quatrocentas páginas em algumas horas, é como eu disse, creio que Mead é uma usuária do espírito que encantou esse livro para nos fazer não conseguir parar de ler.
"- Rose, nada neste mundo me faria odiar você.
- Nem o fato de eu tentar trazer meu ex-namorado de volta do mundo dos mortos?
Adrian me segurou firme, e mesmo em um sonho, pude sentir o cheiro de sua pele e de seu perfume.
- É, vou ser sincero. Se Belikov estivesse por aqui agora, vivo, como ele já foi? Haveria alguns problemas. Não quero pensar no que aconteceria com a gente se... Bem, não vale a pena perder tempo com isso. Ele não está aqui." (p.194)
Sinopse: Depois de uma longa e dolorosa viagem à Sibéria, terra natal de seu amado Dimitri, Rose Hathaway finalmente voltou à escola e reencontrou sua melhor amiga, Lissa. A formatura se aproxima, e elas mal podem esperar pela vida que vão ter além dos portões da São Vladimir. No entanto, o coração de Rose dói cada vez que se lembra do que passou na Rússia o fracasso em salvar Dimitri e do que ainda precisará enfrentar. Sua jornada inclui libertar o perigoso Victor Dashkov da prisão de segurança máxima e encontrar Robert Doru, o único que possui informações para resgatar Belikov das terríveis profundezas de sua condição de Strigoi. A vampira acredita existir apenas uma chance em um milhão, até porque Dimitri continua sua perseguição para matá-la. Sentenças de morte e declarações de amor se confundem, e ela precisa correr contra o mais implacável dos inimigos: o tempo. E, dessa vez, Rose prometeu a Lissa que a levaria junto. Será que a princesa Moroi terá forças quando souber o que a espera? Em “Laços do espírito”, Richelle Mead continua a saga que renovou a literatura de vampiros e apresenta uma história repleta de dilemas, intrigas políticas e emoções extremas que vai conquistar mais uma vez os leitores.
"- Você é linda na batalha - disse Dimitri. Sua voz fria chegou até mim com clareza, encobrindo o barulho da luta. - Como um anjo vingador que veio para trazer a justiça do céu.
- Que engraçado - falei, ajeitando a estaca nas mãos. - É por isso que estou aqui.
- Anjos caem, Rose." (p. 245)
Fonte:EditoraAgir|Skoob