Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788580412932
Classificação: ★★★★★
_______________
Mais um livro do tio Nick, mais um ótimo romance. A narrativa de Sparks não difere de seus outros quinze ou vinte títulos. O jeito romântico e filosófico de viver a vida, que são características marcantes do autor, estão presentes nesse livro que está entre os mais bonitos dele. Uma bela história de amor ambientada na Carolina do Norte é o clichê que não pode faltar, para os românticos de plantão é um prato cheio, de alegrias, lágrimas e emoção.
Nessa décima terceira leitura que faço do autor não fui surpreendida, da mesma forma, o livro também não foi previsível. Quem conhece a escrita de Nicholas sabe o que vai encontrar. Os personagens são muito bem desenvolvidos. Aliás, por muitas vezes me identifiquei com os protagonistas, seus dramas, seus medos e seus sonhos. As paisagens e cenas bem descritas levam o leitor a um mundo em sépia dos filmes de amor, eu enxergo a vida assim e por isso sempre fico apaixonada por seus romances.
O diferencial desse livro é que a inspiração para sua publicação veio da própria família de Sparks, o personagem principal, Kyle, é um retrato fiel do seu filho Ryan que tem um problema de aprendizado ligado à linguagem. O desespero da mãe Denise é o mesmo que Sparks e sua mulher Cathy sentiram ao perceber que Ryan era diferente das outras crianças. E sendo a linguagem a única forma de compreensão do mundo, eles tiveram medo que o filho nunca fosse capaz de se cuidar sozinho.
Para os médicos, era autismo, deficiência na fala, déficit de atenção, e depois inúmeros diagnósticos diferentes e errôneos, os pais preocupados decidiram agir por conta própria. Esse processo de educação em casa, estimulado pelos pais é descrito detalhadamente no livro, algumas cenas inclusive aconteceram com o autor, o que torna a experiência de leitura ainda mais rica e verossímil.
Voltando à ficção, Denise é uma mãe solteira que larga tudo para cuidar do filho Kyle. Por não saber falar ou se expressar, o garoto não compreende regras, perigos, ordens ou sentimentos. Desanimada com os diagnósticos errados que os médicos lhe dão, ela adapta técnicas de aprendizagem para ensinar o filho e com toda a paciência do mundo, depois de seis horas de treino, ele consegue falar a palavra maçã.
Ao se mudar de Atlanta, a mãe finalmente se vê longe dos olhares desaprovadores, preconceituosos ou piedosos de outras mães que não entendem a situação do seu filho. Fugindo disso e tentando começar uma nova vida, Denise escolhe Edenton, uma cidade pequena porém acolhedora. Lá, as coisas começam a mudar quando ela e o filho sofrem um acidente de carro. O bombeiro Taylor McAden fará de tudo para salvar a vida de Kyle. O que ele não espera é que talvez ele também precise ser salvo.
Em alguns momentos pode ser que você se pergunte onde está o tão conhecido impedimento que o autor costuma criar, o problema ou a peripécia central que muda o rumo da história. Dessa vez, não temos vilões, pais ricos ou câncer, os personagens lidam dessa vez com problemas psicológicos, traumas, questionamentos e dúvidas, algo que todos nós sabemos bem como é, e talvez por isso seja um livro sutil mas ao mesmo tempo complexo.
Comovente e emocionante, é um livro que nos faz pensar, questionar nossas atitudes e até mudar nossa forma de ver o mundo. Algumas coisas devem ficar no passado e algumas pessoas precisam de ajuda para seguir em frente. Lindo demais, recomendo a leitura, assim como recomendo todos os livros do autor, quando digo isso, quero dizer todos mesmo.
"- Foi assim que você encontrou o meu carro naquela noite? Alguém lhe telefonou?
Taylor balançou a cabeça.
- Não, foi apenas sorte. Todos no corpo de bombeiros tinham sido chamados mais cedo por causa da tempestade. (...) Por acaso me deparei com seu carro e parei para ver o que estava errado.
- E lá estava eu - disse ela.
Ao ouvir isso, ele parou e a olhou nos olhos, os dele da mesma cor do céu.
- E lá estava você." (p.120)
Sinopse: Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir - o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afetos.
"Amar alguém e ser amado é a coisa mais preciosa do mundo. Foi o que me permitiu seguir em frente, mas você não parece perceber isso. Mesmo quando o amor está bem na sua frente, você escolhe lhe dar as costas. Você está sozinho porque quer estar." (p.289)
Fonte:EditoraArqueiro|Skoob