julho 05, 2014

[Livros] Tocada pelas Sombras - Richelle Mead (Academia de Vampiros #3)

Título Original: Shadow Kiss
Autor: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 384
Gênero: Romance, Ficção, Sobrenatural
País: EUA
ISBN: 9788522012053
Classificação★★★★★
_______________

Ual! É o que eu posso dizer desse terceiro livro da saga Academia de Vampiros. Mais uma vez, a narrativa que Richelle conduz leva o leitor ao êxtase, tal como uma mordida de Moroi libera endorfina. Nesse livro, que é talvez o ápice da série, muitas reviravoltas dão um ar complexo e sombrio à história. A guerra entre Moroi e Strigoi está cada dia mais intensa e as coisas fogem totalmente do controle. Por conta dos recente ataques Strigoi, os guardiões estão recebendo um treinamento ainda mais pesado e se preparando para proteger com a própria vida seus Moroi.

Porém, os questionamentos a cerca da tradições Moroi finalmente começam a surgir, confesso que eu já estava ficando incomodada com toda esse conformismo dos dampiros. É como se todos eles já estivessem conformados com seu destino e por isso, abriram mão de suas próprias vidas e desejos enquanto os 'preciosos' Moroi não podem se proteger sozinhos. Se ser guardião fosse uma profissão ou uma função, tudo bem. Mas é uma obrigação, se você foge desse destino é como uma deserção e você será para sempre considerado uma prostituta ou um michê. 

Spoilers sobre o final do livro anterior começam aqui. As coisas vão caminhando para uma revolução, a Monarquia Moroi começa a perceber a voz das pessoas e isso preocupa a 'alta casta', como acontece em qualquer forma de governo, em especial os que estão em decadência. Aos poucos vamos percebendo a crítica política e social feita por Richelle. Christian Ozera, que ainda é mal visto pelos outros vampiros, agora é namorado de Lissa, que é simplesmente membro de uma das famílias reais mais importantes. Não é o tipo de relação que agrada a todos e o amor dos dois terá que resistir a muitas coisas e provar que pode sobreviver, literalmente.

Rose ainda se culpa pela morte de Mason, mas algo ainda mais estranho começa a acontecer: ela o vê em alguns lugares, como se ele estivesse pedindo ajuda. Essas visões preocupam a garota, que agora teme por sua sanidade. Fortes dores de cabeça, pessimismo, irritação e falta de controle são outros sintomas, mas como é teimosa como uma mula, ela não divide isso com ninguém. Em meio às semanas mais importantes de experiência de campo, a última avaliação para o final do colégio, esse descontrole aparente começa a assustar outros, em especial Dimitri.

Dimitri, como sempre, o meu personagem FAVORITO e por favor, percebam o negrito que eu usei para destacá-lo, está cada dia mais apaixonado por Rose, e vice-versa, mas o amor dos dois ainda é complicado, os impedimentos que os afastam são muitos e por maior que seja esse sentimento, existem outras prioridades. As cenas do casal são tão perfeitas *-*' E ah, vou parar por aqui, porque o final é tão surpreendente que nem vou chegar perto de contá-lo a vocês.

Lissa, nesse livro não é de extrema importância, pelo contrário, ela ficou apagada e seu namorado Christian foi um dos personagens mais envolventes e bem desenvolvidos do livro. Um tanto mimada e chata, eu queria pular as cenas de Lissa, Rose é a chave da história. Rose é a melhor, apesar de teimosa e bem infantil às vezes é uma personagem que está evoluindo demais, assim como seu relacionamento com Dimitri, que apesar de secreto começa a tomar proporções desastrosas.

Um personagem que merece destaque é Adrian, o irritante, sedutor, galanteador, rico e metido Moroi. Após descobrir que partilha de habilidades semelhantes às de Lissa, ele começou a tomar aulas na Escola São Vladimir e não desiste nunca de Rose, mas seu interesse por ela já não é mais apenas sexual, ele também evoluiu muito e ganhou uma maturidade admirável. Por saber dos sentimentos de Rose por Dimitri, ele a respeita e apesar de estar sempre invadindo seus sonhos no meio da noite (por meio de seu estranho poder), ele a compreende e é um bom amigo nas horas em que Rose mais precisa. Além disso, ele pode ser o único que sabe o que está acontecendo com Rose e tentar ajudá-la. 

Richelle se mostrou corajosa, audaciosa e extremamente criativa nesse volume, se eu já a admirava, agora a venero. Seus livros fogem completamente do clichê vampiresco. Não são apenas romances adolescentes, são muito mais do que isso, verdadeiras obras de arte. A autora, que aperfeiçoou a arte de enfiar estacas nos corações dos leitores, arrancá-los e depois pisar em cima, emociona com uma escrita impecável. Se eu pudesse dar mais de cinco estrelas daria, perfeição define.

"Quanto mais eu pensava no assunto, mais me convencia de que deviam haver mil explicações racionais para o que acabara de acontecer. 
Não importava quantas vezes eu repetisse isso para mim mesma, não conseguia dormir. Deitei na cama com as cobertas até a altura do queixo tentando afugentar aquela imagem assustadora da minha mente. Não consegui. Tudo o que eu via eram aqueles olhos tristes que pareciam me dizer: Rose, por que você deixou isso acontecer comigo?" (p.22)

Sinopse: Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?

"- Nós? - perguntei.
- Claro. Eu não vou deixá-la sozinha, não importa o que aconteça. Você sabe que eu nunca iria abandoná-la. 
Havia algo muito fofo e nobre em suas palavras, e eu senti a necessidade de retribuí-las, mesmo que eu acabasse falando alguma idiotice.
- E eu nunca vou abandonar você, sabe? Digo... não que essas coisas aconteçam com você, claro, mas, se você começar a ver fantasmas ou sei lá, eu vou ajudar também.
Ele deu uma pequena e leve risada.
- Obrigado." (p. 224)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...