julho 05, 2014

[Livros] Tocada pelas Sombras - Richelle Mead (Academia de Vampiros #3)

Título Original: Shadow Kiss
Autor: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 384
Gênero: Romance, Ficção, Sobrenatural
País: EUA
ISBN: 9788522012053
Classificação★★★★★
_______________

Ual! É o que eu posso dizer desse terceiro livro da saga Academia de Vampiros. Mais uma vez, a narrativa que Richelle conduz leva o leitor ao êxtase, tal como uma mordida de Moroi libera endorfina. Nesse livro, que é talvez o ápice da série, muitas reviravoltas dão um ar complexo e sombrio à história. A guerra entre Moroi e Strigoi está cada dia mais intensa e as coisas fogem totalmente do controle. Por conta dos recente ataques Strigoi, os guardiões estão recebendo um treinamento ainda mais pesado e se preparando para proteger com a própria vida seus Moroi.

Porém, os questionamentos a cerca da tradições Moroi finalmente começam a surgir, confesso que eu já estava ficando incomodada com toda esse conformismo dos dampiros. É como se todos eles já estivessem conformados com seu destino e por isso, abriram mão de suas próprias vidas e desejos enquanto os 'preciosos' Moroi não podem se proteger sozinhos. Se ser guardião fosse uma profissão ou uma função, tudo bem. Mas é uma obrigação, se você foge desse destino é como uma deserção e você será para sempre considerado uma prostituta ou um michê. 

Spoilers sobre o final do livro anterior começam aqui. As coisas vão caminhando para uma revolução, a Monarquia Moroi começa a perceber a voz das pessoas e isso preocupa a 'alta casta', como acontece em qualquer forma de governo, em especial os que estão em decadência. Aos poucos vamos percebendo a crítica política e social feita por Richelle. Christian Ozera, que ainda é mal visto pelos outros vampiros, agora é namorado de Lissa, que é simplesmente membro de uma das famílias reais mais importantes. Não é o tipo de relação que agrada a todos e o amor dos dois terá que resistir a muitas coisas e provar que pode sobreviver, literalmente.

Rose ainda se culpa pela morte de Mason, mas algo ainda mais estranho começa a acontecer: ela o vê em alguns lugares, como se ele estivesse pedindo ajuda. Essas visões preocupam a garota, que agora teme por sua sanidade. Fortes dores de cabeça, pessimismo, irritação e falta de controle são outros sintomas, mas como é teimosa como uma mula, ela não divide isso com ninguém. Em meio às semanas mais importantes de experiência de campo, a última avaliação para o final do colégio, esse descontrole aparente começa a assustar outros, em especial Dimitri.

Dimitri, como sempre, o meu personagem FAVORITO e por favor, percebam o negrito que eu usei para destacá-lo, está cada dia mais apaixonado por Rose, e vice-versa, mas o amor dos dois ainda é complicado, os impedimentos que os afastam são muitos e por maior que seja esse sentimento, existem outras prioridades. As cenas do casal são tão perfeitas *-*' E ah, vou parar por aqui, porque o final é tão surpreendente que nem vou chegar perto de contá-lo a vocês.

Lissa, nesse livro não é de extrema importância, pelo contrário, ela ficou apagada e seu namorado Christian foi um dos personagens mais envolventes e bem desenvolvidos do livro. Um tanto mimada e chata, eu queria pular as cenas de Lissa, Rose é a chave da história. Rose é a melhor, apesar de teimosa e bem infantil às vezes é uma personagem que está evoluindo demais, assim como seu relacionamento com Dimitri, que apesar de secreto começa a tomar proporções desastrosas.

Um personagem que merece destaque é Adrian, o irritante, sedutor, galanteador, rico e metido Moroi. Após descobrir que partilha de habilidades semelhantes às de Lissa, ele começou a tomar aulas na Escola São Vladimir e não desiste nunca de Rose, mas seu interesse por ela já não é mais apenas sexual, ele também evoluiu muito e ganhou uma maturidade admirável. Por saber dos sentimentos de Rose por Dimitri, ele a respeita e apesar de estar sempre invadindo seus sonhos no meio da noite (por meio de seu estranho poder), ele a compreende e é um bom amigo nas horas em que Rose mais precisa. Além disso, ele pode ser o único que sabe o que está acontecendo com Rose e tentar ajudá-la. 

Richelle se mostrou corajosa, audaciosa e extremamente criativa nesse volume, se eu já a admirava, agora a venero. Seus livros fogem completamente do clichê vampiresco. Não são apenas romances adolescentes, são muito mais do que isso, verdadeiras obras de arte. A autora, que aperfeiçoou a arte de enfiar estacas nos corações dos leitores, arrancá-los e depois pisar em cima, emociona com uma escrita impecável. Se eu pudesse dar mais de cinco estrelas daria, perfeição define.

"Quanto mais eu pensava no assunto, mais me convencia de que deviam haver mil explicações racionais para o que acabara de acontecer. 
Não importava quantas vezes eu repetisse isso para mim mesma, não conseguia dormir. Deitei na cama com as cobertas até a altura do queixo tentando afugentar aquela imagem assustadora da minha mente. Não consegui. Tudo o que eu via eram aqueles olhos tristes que pareciam me dizer: Rose, por que você deixou isso acontecer comigo?" (p.22)

Sinopse: Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?

"- Nós? - perguntei.
- Claro. Eu não vou deixá-la sozinha, não importa o que aconteça. Você sabe que eu nunca iria abandoná-la. 
Havia algo muito fofo e nobre em suas palavras, e eu senti a necessidade de retribuí-las, mesmo que eu acabasse falando alguma idiotice.
- E eu nunca vou abandonar você, sabe? Digo... não que essas coisas aconteçam com você, claro, mas, se você começar a ver fantasmas ou sei lá, eu vou ajudar também.
Ele deu uma pequena e leve risada.
- Obrigado." (p. 224)


13 comentários:

  1. Olha eu aqui de novo kkkkk :D
    A Richelle realmente surpreendeu a todos com esse final!! Me lembro de ter ficado com meu coração apertadinho quando li :'(
    E eu gostei bastante desse novo rumo que a série tomou, apesar de ODIAR o que aconteceu (se é que você me entende).
    Não tem como não AMAR o Dimka *-*
    Totalmente perfeito e meu personagem FAVORITO também ♥
    Resenha Maravilhosa ♥♥♥
    Beijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Eu pre-ci-so ler alguma coisa da Richelle. Se não Academia de Vampiros, Bloodlines, mas preciso conhecer essa narrativa maravilhosa e esses personagens apaixonantes que todo mundo fala (e ter meu coração maltratado pela autora, rsrs).
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estou terminando o livro Um e já percebi que vou perder o folego até chegar ao terceiro.
    Amei a Resenha!

    Beijos
    Susana
    http:/ladyweiss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, parabéns pela resenha, vejo que você esta amando a série de vampiros, eu fui ler TVD uma vez e não gostei muito, por isso me afasto de livros desse tipo.
    Beijos.
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii!
    Esse livro parece ser muito bom mesmo. Acho que vou correndo comprar os livros para começar a ler!
    Já ouvi desde coisas boas até ruins, mas a maioria foram boas. Acho que não poderei mais evitar ler essa série haha
    Beijos,
    www.mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oieee
    Acredita que eu nunca nem cheguei perto dos livros desta saga,por isso ainda fico um pouco perdida nas resenhas.
    Mas eles tem tudo pra me encantar,vampiros,sobrenatural e romance .....resumindo: Meus gêneros de leitura preferidos!
    A Rose tinha que ter pedido ajuda a Dimitri ,vai que ela começa a surtar...Adorei o Adrian acho que ele seria meu personagem favorito.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari.
    Não li a resenha inteira, pois pretendo ler essa série e não queria pegar nenhum spoiler.
    Vi ótimas resenhas sobre a série e espero poder lê-la em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Academia de Vampiros está na minha lista de leituras a muito tempo, mas sempre jogo para a última leitura e acabo esquecendo, ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre os livros e fiquei surpresa por ter tantos fãs, acho que não vou perder mais tempo e começar a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Uau! Mari!!!
    Confesso que ainda não li nenhuma saga de vampiros, mas pelo visto tu está amando ler neh :D
    Que pena que não li as outras resenhas para entender o caminhar do enredo... Mas confesso que fiquei extremamente curiosa (como sempre, com cada livro que você me mostra, neh?!)
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Também acabei dando somente uma " lidinha" na resenha, pois ainda não pude iniciar a leitura da série, mas tenho alguns dos livros na minha lista de desejados, tenho algumas séries que pretendo ler antes, mas este ano teno como meta iniciar ela.

    ResponderExcluir
  11. E quem não gosta do Dimitre não é mesmo?
    Eu adoro esse dampiro lindo e maravilhoso, já li praticamente a série inteira, falta somente o ultimo livro da série, que bom que você esta gostando, eu amo a série, a resenha esta ótima viu.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  12. Não gosto muito de séries de vampiros desse gênero, mas seus elogios a série são tão grandes que quase estão me fazendo mudar de ideia. rs
    Livros com reviravoltas são tudo de bom. E ainda tem guerra? Melhor ainda. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  13. Não li nada dessa série ainda, mas por se tratar de vampiros, está nos meus desejados faz tempo =)
    É um dos temas que mais curto, então espero gostar dos livros.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...