setembro 29, 2015

[Livros] As Quatro Chaves do Seu Coração - Rafael Oscar

Título Original: As Quatro Chaves do Seu Coração
Autor: Rafael Oscar
Editora: Scortecci
Páginas: 190
Gênero: Ficção, "Conto de Fadas"
País: Brasil
ISBN: 9788536641645
Classificação: ★★★

_______________

O livro de estreia de Rafael Oscar é diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido. As Quatro Chaves do Seu Coração é enquadrado no gênero ficção, mas na minha opinião, parece mais um conto de fadas ao estilo Irmãos Grimm. A narrativa fluida do autor em conjunto com uma história fantástica e cheia de significado, resulta em uma obra de arte que passa valiosas lições de moral e ensina que o amor é a chave para tudo. 

A luta constante do bem contra o mal e suas nuances perpassam a narrativa transmitindo valores e ensinamentos para públicos de todas as idades. O leitor é cuidadosamente conduzido para uma realidade distante e se vê torcendo pelo herói, esperando que cumpra seu objetivo e tenha um final feliz. Em um leve tom de fábula, o livro traz elementos fantasiosos, metáforas inteligentes e a tênue relação entre o amor e o ódio.

Logo no início, conhecemos o rei de Frata e suas quatro filhas. Um monarca egocêntrico, arrogante e mesquinho, Falquíades governa sem misericórdia ou compaixão. Em um ato de revolta bastante chocante, ele humilha uma de suas escravas e a manda para longe, por mero capricho. A escrava em questão, Miranda Eroles, cuidou das filhas do rei desde pequenas e não merecia tamanha crueldade.

Anos depois, as quatro princesas são sequestradas e o rei terá de escolher o que tem mais valor - seu precioso orgulho ou suas preciosas filhas. Enquanto isso, conhecemos outros dois protagonistas desta história: Pietro e Enya. Dois jovens de origem humilde, eles se conhecem por acaso e se veem envolvidos no resgate das princesas. Misteriosas cartas os guiam em direção ao desconhecido e juntos, eles vão tentar encontrar a chave para este mistério.

Além de tudo isso, há uma antiga lenda sobre um pássaro gigante que parece não ser apenas uma lenda. Sitien é uma poderosa ave que causa destruição e morte por onde quer que vá. Como todos os personagens, o pássaro também pode ser interpretado como uma metáfora - talvez a mais importante delas. Nossos maiores medos e pesadelos, isso é o que Sitien representa. O jovem Pietro se nega a acreditar que o pássaro, de fato exista, mas aos poucos percebe que terá de enfrentar seus medos se quiser triunfar. 

Existem outros personagens envolvidos na trama e aos poucos todos são apresentados ao leitor. Em um determinado momento, todas as trama se conectam e Rafael prova o valor de sua escrita. Com maestria, o autor une todas as pontas da narrativa e transforma a complexidade da personalidade humana em personagens que representam nossas maiores qualidades e defeitos. Ilustrações belíssimas de Milena Fernandes completam o trabalho e dão rosto aos personagens criados por Rafael. Um trabalho impecável! 

'As Quatro Chaves...' é um livro que mistura elementos tradicionais e, ao mesmo tempo, inovadores em um gênero que há muito havia sido deixado de lado. Como em todo bom conto de fadas, há uma poderosa lição de moral implícita e vou deixar que vocês a descubram por conta própria, mas posso afirmar que encontrei as quatro chaves que fazem desta uma leitura imperdível: o talento do autor, uma boa história, personagens bem construídos e o poder das palavras.

"Felizmente as coisas ruins acontecem para que, de alguma forma, possamos dar lugar a coisas melhores por vir. Para futuras alegrias, uma lágrima nos olhos, é uma triste maravilha. Tudo o que num momento parece cruel, será uma lembrança de superação e de força." (p. 45)

Sinopse: Falquíades é um rei arrogante e prepotente que condenou uma escrava injustamente ao exílio simplesmente para ensinar uma lição à suas filhas. Porém, após nove anos as quatro princesas são sequestradas e aprisionadas num castelo distante, protegido por uma criatura impiedosa. Para tê-las de volta, Falquíades precisará escolher entre seu orgulho e suas amadas filhas. Estaria o rei mais poderoso da terra disposto a se humilhar a fim de recuperar o que lhe é mais precioso? Quem seria capaz de colocá-lo em uma situação dessas? Descubra o que o verdadeiro amor é capaz de realizar, mesmo quando sob severas tribulações. Um jovem camponês e sua amiga enfrentarão desafios incríveis a fim de desvendar os segredos de As Quatro Chaves do Seu Coração.

"Vi aquela que me fez perecer igualmente minha alegria e meu prazer, pois de nada adiantou lamentar, pois aquele que caminha entre nós a levou, aquele que dissolve montanhas e atravessa oceanos, aquele que perfura o aço e corrói nossos ossos, aquele que nos deixa mais sábios e mais experientes, mesmo em brancos fios, algum de nós ainda permanecem contentes. Inimigo traiçoeiro e deste ninguém foge. O Tempo. (,,.)" (p. 143)


10 comentários:

  1. Já quero ler, parecendo com os Irmãos Grimm

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mariana. As Quatro Chaves do Seu Coração é um livro que me interessa e não me interessa ao mesmo tempo, talvez pela minha identificação de inúmeros pontos positivos e negativos sobre ele. Mas, desejo ressaltar a presença das lições de moral presentes no livro, é sempre bom uma ajudinha para os desinformados em nossa sociedade, não é mesmo?! Quero muito!

    ResponderExcluir
  3. É uma honra ter meu livro resenhado aqui, em seu blog Mari, desejo todo sucesso a você! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que demais!
    Eu adoro contos de fadas e os contos do Grimm, inclusive ultimamente tenho lido mais sobre isso e tenho descoberto coisas incríveis.
    Adoro estórias que tenham uma moral, adoro fábulas...
    Ao ler sua resenha pensei não me ser a trama de todo desconhecida, acho que porque tenho lido muito sobre o tema...
    Adorei a premissa e fiquei com muita raiva do rei ao mandar embora a mulher que cuidou das sua filhas e ter que decidir quando elas são sequestradas se fará algo, como assim???
    Preciso ler este livro, vou add a minha lista já!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu amo contos de fadas, sou completamente fascinada pelo universo mágico que eles criam, e que parece saltar das páginas diretamente para a nossa realidade. Confesso que não conhecia o livro, mas depois de todos os elementos distintos que o autor conseguiu ligar tão fortemente, enriquecendo sua trama, fiquei com uma imensa vontade de ler o livro e descobrir os segredos que a trama nos reserva.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que fiquei com certa dúvida entre ler ou não ler esse livro, então quem sabe futuramente eu resolva ler.
    Sua resenha está muito boa e a história do livro parece ser bem interessante, em alguns pontos fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  7. No decorrer da leitura de sua resenha percebi que lembra mesmo um conto de fadas ao estilo Irmãos Grimm.
    Amo tudo que envolve a fantasia e mistério. Não conhecia esse livro, mas acredito que vou gostar bastante, principalmente por conter uma história bem criativa e explorada e com personagens que sentimos orgulhos de fazermos parte de suas aventuras.
    Fiquei bastante curiosa e espero lê-lo em breve.
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  8. Gosto do estilo conto de fadas, porque fez parte da minha infância várias vezes, e gosto quando surgem novas historias inspiradas nelas. Fiquei em duvida quanto ao livro porque nem sempre podemos ter a certeza que vamos ler, né? Pois então deixarei em minha lista, e quando estiver pronta para mudar o rumo de minhas leituras atuais eu compro.

    ResponderExcluir
  9. adoro livros que nos levam para outro mundo.
    com certeza ficou uma tarefa "difícil" para o rei. claro que para qualquer outro pai [ok, nem todos] a resposta óbvia seria suas filhas, ma se tratando desse rei em questão... fica difícil saber. só lendo, ne? hahaha
    gostei muito da história, pois me senti em um suspense danado e quero conferir a obra

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Fiz a leitura deste livro... É maravilhoso a história e as palavras e frases ditas pelo autor sempre com uma mensagem maravilhosa a fundo. Ótima leitura. Recomendo pessoal :)

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...