dezembro 12, 2014

[Livros] Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

Título Original: Where Rainbows End
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Gênero: Ficção, Romance, Comédia
País: Irlanda
ISBN: 9788581635453
Classificação★★★★☆
_______________

Desventuras em série. Esse deveria ter sido o título nacional para o livro Where Rainbows End (Irlanda) ou Love, Rosie (Estados Unidos) de Cecelia Ahern. A tradução, nem um pouco justa, não parece ter algo a ver com esse livro. Nesse livro de Cecelia, nada é simples e tudo acontece. Afinal, a vida é assim. Nem sempre tudo corre como planejamos e enquanto estamos fazendo planos o que acontece é a vida.

E se tem algo que a autora quis abordar nesse livro foi como a nossa vida é frágil e as coisas podem mudar de uma hora para outra. O destino acontece e ele é cruel com algumas pessoas. Rosie Dunne, por exemplo, passou na fila do azar umas dezoito vezes e tudo - basicamente tudo - deu errado na sua vida. Ela engravidou acidentalmente do maior babaca da escola, começou a gostar do seu melhor amigo, viu ele casar com outra, não terminou a faculdade, sai de um emprego ruim para outro pior. Enfim, a vida dela é cômica de tão trágica. Mas ao mesmo tempo, tudo pelo quê a protagonista passa é minimizado pelo fato de seu melhor amigo, Alex, estar sempre ao seu lado.

Alex ama a melhor amiga mais do que tudo e, mesmo distante, nunca a abandona. É uma amizade invejável à la Dex e Emma, que perdura por anos, sem ser abalada. Eles se amam, mas infelizmente têm um timing terrível. Sempre que um decide se declarar para o outro, algo acontece. Algo simplesmente acontece para impedir que o casal fique junto. Os dois decidem então manter a amizade, que é o bem mais precioso que eles possuem. O que eles não percebem é que a paixão e o amor que eles sentem um pelo outro, nunca vai passar.

Recheado de cenas hilárias e descrições demasiadamente detalhistas, a narrativa contada por meio de cartas, documentos, emails e mensagens de texto é envolvente e vai fazer com que o leitor se identifique com as situações que os protagonistas enfrentam. Tendo em mãos as cartas de Rosie e Alex, uma vida toda escrita, eu me senti bisbilhotando a vida de alguém. E torci com todo o meu coração para que o destino fosse menos cruel. Fofo, hilário e muito bem escrito. É um dos poucos livros de Cecelia que não fazem uso de elementos incríveis ou magia em sua narrativa. Afinal, o amor e a amizade já são mágicos o bastante. 

"Para ser sincera, acho que enlouqueceria sem você.
Como a vida é engraçada, né? Bem na hora em que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começa a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repete vira sul, o leste vira oeste e você fica perdido." (p.45)

Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

"De: Rosie
Para: Alex
Obrigada por acreditar em mim, Alex. Adoraria poder retribuir esse abraço e esse beijo agora mesmo! Mas, por outro lado, talvez algumas coisas estejam mesmo fora do nosso alcance.

De: Alex
Para: Rosie
Mais uma vez, Rosie, você não está esticando o braço o suficiente. 
Estou bem aqui. Sempre estive e sempre estarei." (p. 184)

18 comentários:

  1. Mari eu me interessei por esse livro desde quando eu vi o trailer da sua adaptação, eu achei o enredo interessante e pensei "Tenho que ler esse livro" depois da sua resenha agora, meu interesse em lê-lo só aumentou.
    Estou pegando umas dicas incríveis de livros com você! Resenha mara... bjokas!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!♥
    Eu estou doida para ler esse livro desde assistir ao trailer do filme. Apesar de todos os desencontros, é o tipo de história que eu gosto, e pelo que conheço da escrita de Ceccelia, ela deve ter arrasado.
    Resenha perfeita como sempre!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou completamente louca para assistir ao filme. Fico caçando milhões de entrevistas da Lily e do Sam, porque não me aguento com aquele sotaque incrível deles! *-* Por mais que eu seja do tipo "preciso ler o livro antes de ver o filme", dessa vez não tenho vontade de ler o livro para só depois assistir ao filme. Outro dia abri o livro quando passei na livraria e fiquei sabendo que é todo por meio de cartas/e-mail/SMS e fiquei muito animada (mas não a ponto de comprar). Adoro livros que são contados por meios epitolares. Aguardando ansiosamente essa história <333

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari

    Esse livro é um amorzinho, mas realmente deveria se chamar Desventuras em Série. Fiquei com pena da Rosie, mas ela também não se ajudava e por isso senti uma certa impaciência em alguns momentos por ela ser tão passiva. Alex também poderia ter ajudado se tivesse insistido em se declarar e mostrar seus sentimentos. Mas o livro é legal exatamente por se mostrar tão real.
    Fora alguns pequenos detalhes, eu amei e aquele final, mesmo depois de tanta coisa, encheu meu coração de alegria.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser maravilhoso *-----------*
    Tenho mta mta vontade de ler.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!
    Tbm achei esse título nada a ver, e nem li o livro ainda! kk A propósito, PRECISO! *O*
    Parece ser ótimo e me lembra Um dia, mas não deve ter nada a ver, rsrs.
    Amei sua resenha e os quotes!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari! Como vai? <3
    Estou curiosa para saber como é esse livro, pois nunca li algo narrado somente por cartas, bilhetes, e-mails, mensagens e coisas do tipo. A Rosie parece ser o tipo de garota desastrada, e fico triste por nada dar certo na vida dela :/ Destino é uma coisa ferrada. O Alex parece ser encantador *-* Estou louca para ler!!
    Amei a resenha, principalmente a parte "É um dos poucos livros de Cecelia que não fazem uso de elementos incríveis ou magia em sua narrativa. Afinal, o amor e a amizade já são mágicos o bastante".
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, ou ao menos nas maiorias das vezes, os tradutores erram no titulo...acho q as pessoas que nomeiam os livros nao leem a historia, assim como quem faz os filmes kkk Uma amiga minha leu este livro e me obriga a conhecer a historia desde entao. Lerei, certeza!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li o livro, mas vi o trailer do filme já faz um tempinho e gostei bastante, até agora não tinha lido resenha nenhuma, a sua foi a primeira. Agora eu tenho certeza que quero ler o livro, parece super divertido!!

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Pensei que o livro fosse um romance bastante clichê, mais agora vi que o livro é muito mais do que um romance juvenil e sim um amor verdadeiramente realista com um toque de azarado.
    Estou super interessada no casal e é claro no livro.

    ResponderExcluir
  14. Já vi que, caso eu fosse ler, me encantaria com o Alex e me estressaria com a Rosie. Sério, não sei se torço para os escritores fazerem um livro com personagens menos perfeitos e mais reais ou se torço para fazerem uma mocinha menos inconstante, dependente e chata.
    Eu vi o trailer desse livro/filme e agora li a resenha, não consegui me entender com ele. A história é bem comum, mas essa Rosie já me deu nos nervos antes de iniciar a leitura ¬¬' .

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca li nenhum livro da Cece, mas eu quero muito comprar P.S eu te amo.
    Como soube que esse vai sair no cinema, eu pretendo ler primeiro. Até porque nada melhor que ler antes de assistir não é mesmo?
    A única decepção foi a capa, que não me agradou muito!
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Apesar de ser clichê, eu simplesmente adorei ler o livro... Rsrss Uma estoria incrível, cada personagem bem trabalhados.Estou um tanto receosa de assistir o filme. Acho que não sera fiel ao livro pelo que pude ver no trailer, mas está valendo! Rsrs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...