maio 25, 2015

[Sobre] 25 de maio - O Dia da Toalha!


No dia 25 de maio comemora-se o Dia da Toalha. Mas o que significa isso? Por que as pessoas tiram foto com suas toalhas? Por que diabos toalhas? A resposta para essa e outras perguntas é ... 42!

Todo nerd (ou não) conhecedor da mais famosa obra de Douglas Adams - O Guia do Mochileiro das Galáxias - sabe a importância da 'toalha' para um mochileiro. De acordo com a definição presente no primeiro volume de O Guia do Mochileiro das Galáxias: "A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa mini jangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa."

A escolha de um símbolo relativamente aleatório, tanto para Adams, quanto para os fãs pode ser interpretada como uma maneira de dizer: 'ei, nem tudo precisa fazer sentido!' De fato, o mais legal do Guia do Mochileiro é exatamente a falta de nexo que é mesclada às complexas metáforas e pensamentos de Douglas Adams. A mistura do inacreditável com o absolutamente crível resultou na incrível trilogia de cinco livros que faz rir, pensar, questionar e definitivamente, nos leva ao Vórtice da Perspectiva Total.

Eu sou fã confessa do autor e acredito que O Guia do Mochileiro das Galáxias seja uma das obras mais bem escritas da atualidade. A mistura de elementos fantasiosos e surreais com ideais políticos, sociais, religiosos e econômicos faz dessa coleção, uma verdadeira enciclopédia. Douglas Adams era um observador e um crítico da humanidade. Ele viu os defeitos de sua geração e previu as consequências destes. Um visionário, um homem brilhante, defensor do meio-ambiente e dos animais, mas acima de tudo, um questionador. Adams ousou ler o mundo e reescrevê-lo e o fez muitíssimo bem! 

Para manter viva a memória do autor e de seus livros, criou-se o 'Dia da Toalha'. Neste dia, os nerds carregam suas toalhas para todo lugar, postam selfies com elas, ou simplesmente tomam banho e se enxugam com as mesmas. O sentido de tudo é não fazer muito sentido e ao mesmo tempo questionar o sentido da vida. Faz sentido?

Não entre em pânico! Pegue sua toalha, seu Guia do Mochileiro das Galáxias e venha ser nerd conosco. Afinal, nunca se sabe quando uma nave vogon pode querer destruir a Terra para construir uma via expressa. Bom, é isso pessoal. Até mais e ... obrigada pelos peixes! <3

10 comentários:

  1. Ai Mari!
    Só os fãs como nós entende a lógica ilógica dos Mochileiros...
    Como ando com minhas toalhinhas sempre ao meu lado, para todas as situações e quaisquer imprevistos, já estou no clima...

    Desejo uma ótima semana!!
    “O começo é a metade do todo.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu entrei no site do Submarino hoje e tinha uma promoção da coleção de livros + uma toalha e fiquei "an???"
    Agora entendi! hahahah
    Enfim, só tenho o primeiro livro e ainda não li. Espero gostar tanto quanto você!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  3. Adoro essacserie 100 nerd lol minha toalha e maratona de filmes com pipoca estao prontas

    ResponderExcluir
  4. Eu sabia que hoje era o Dia da Toalha, mas confesso que não fazia a mínima ideia do que esse dia realmente se tratava. Adorei conhecer melhor esse dia! Eu não sou nerd, mas fico feliz por vocês! <3 hahahah

    ResponderExcluir
  5. Faço que nem a Rudy, só os fãs conseguem entender a lógica ilógica dos muchuileiros...kkkkk E quem disse que é pra ter lógica? Aliás, quem define o que é lógica??? Kkkkk Acho que é um dia especial pra vocês por tanto, aproveite!!!


    beijos

    ResponderExcluir
  6. Pena que eu perdi o dia. Mas adorei a sua explicação, porque tava voando nessa história toda. kkkkkk No ano que vem espero já ter lido os livros, então poderei participar ativamente.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal seu texto ... Conheci essas informações a poucos anos e tive a oportunidade de ler esse livro no mês passado e achei tudo muito interessante, divertido e inteligente. Pretendo ler toda a série esse ano, mas estou lendo aos poucos e gostando.
    Linda a sua foto com sua coleção e sua toalha =)

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Aahhhh, me abraçaaa! Também sou fã da extrema genialidade do mestre Douglas Adams! *-* Amo os livros e, assim como você, sei a importância de uma toalha! :3

    25 de Maio foi o dia em que me orgulhei de ser nerd - ou quase - e também o dia no qual ergui minha toalha para o mundo.Estou pronto! :3 Hauahauasj

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Aaaaah, nunca li essa serie do Douglas (na verdade nunca li nada dele) mas é uma serie com tantos fas e sempre leio tantos comentarios positivos, que tenho uma vontade enorme de ler! muito legal o dia da toalha kkkk

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente ainda não li nenhum dos livros do Douglas e nem sabia sobre o dia da toalha, fiquei sabendo no mesmo dia e fiquei sem entender o real motivo de estarem comemorando essa ocasião. Mas depois de ler seu post puder entender o motivo pelo qual estavam comemorando e achei super bacana a ideia.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...