maio 25, 2015

[Sobre] 25 de maio - O Dia da Toalha!


No dia 25 de maio comemora-se o Dia da Toalha. Mas o que significa isso? Por que as pessoas tiram foto com suas toalhas? Por que diabos toalhas? A resposta para essa e outras perguntas é ... 42!

Todo nerd (ou não) conhecedor da mais famosa obra de Douglas Adams - O Guia do Mochileiro das Galáxias - sabe a importância da 'toalha' para um mochileiro. De acordo com a definição presente no primeiro volume de O Guia do Mochileiro das Galáxias: "A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa mini jangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa."

A escolha de um símbolo relativamente aleatório, tanto para Adams, quanto para os fãs pode ser interpretada como uma maneira de dizer: 'ei, nem tudo precisa fazer sentido!' De fato, o mais legal do Guia do Mochileiro é exatamente a falta de nexo que é mesclada às complexas metáforas e pensamentos de Douglas Adams. A mistura do inacreditável com o absolutamente crível resultou na incrível trilogia de cinco livros que faz rir, pensar, questionar e definitivamente, nos leva ao Vórtice da Perspectiva Total.

Eu sou fã confessa do autor e acredito que O Guia do Mochileiro das Galáxias seja uma das obras mais bem escritas da atualidade. A mistura de elementos fantasiosos e surreais com ideais políticos, sociais, religiosos e econômicos faz dessa coleção, uma verdadeira enciclopédia. Douglas Adams era um observador e um crítico da humanidade. Ele viu os defeitos de sua geração e previu as consequências destes. Um visionário, um homem brilhante, defensor do meio-ambiente e dos animais, mas acima de tudo, um questionador. Adams ousou ler o mundo e reescrevê-lo e o fez muitíssimo bem! 

Para manter viva a memória do autor e de seus livros, criou-se o 'Dia da Toalha'. Neste dia, os nerds carregam suas toalhas para todo lugar, postam selfies com elas, ou simplesmente tomam banho e se enxugam com as mesmas. O sentido de tudo é não fazer muito sentido e ao mesmo tempo questionar o sentido da vida. Faz sentido?

Não entre em pânico! Pegue sua toalha, seu Guia do Mochileiro das Galáxias e venha ser nerd conosco. Afinal, nunca se sabe quando uma nave vogon pode querer destruir a Terra para construir uma via expressa. Bom, é isso pessoal. Até mais e ... obrigada pelos peixes! <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...