maio 18, 2015

[Sobre] #5 Modinha, novos fãs e posers


As pessoas perguntam qual o seu livro favorito, e quando você responde, ninguém conhece. Mas depois de anos acompanhando uma saga desconhecida, ela vira um bestseller, é adaptada para o cinema e surgem fãs que se dizem mais fãs do que você. É um sentimento confuso, você deseja que o mundo conheça o seu livro favorito, ao mesmo tempo que não quer que ele vire modinha. Mas o que é a modinha e o que são fãs posers?

"Modinha" é o termo que se usa para caracterizar algo que está fazendo muito sucesso, simplesmente pelo fato de estar fazendo sucesso. Um exemplo foi o fenômeno 'Cinquenta Tons de Cinza', que fez com que milhares de pessoas comprassem o livro só porque milhares de pessoas haviam comprado o livro. Muitos, nem sequer conheciam a história e compraram os livros porque todos estavam lendo. Modinha é quando uma enorme quantidade de pessoas passa a gostar de algo pelo simples fato de aquilo estar fazendo sucesso.

Existem, é claro, os fãs da trilogia 'Cinquenta Tons', e estes, não só leram os livros ou viram o filme, como também gostaram realmente da história. Eles podem até ter conhecido os livros muito tempo depois de seu lançamento, mas só disseram que gostaram de algo depois de realmente ter gostado. Percebem a diferença? Gostar por gostar x Gostar porque faz sucesso.

Não é de hoje também, o embate entre fãs antigos, novos fãs e posers. Mas como definir quanto o outro é fã de uma determinada coisa? Primeiro, vamos diferenciar posers de fãs.

Fãs antigos: Acompanham um livro ou saga há anos, basicamente, desde seu lançamento. Sabem detalhes dos livros que nem o próprio autor se lembraria. Leram o livro e sofreram esperando a continuação da história. Conheceram o livro antes de virar filme.

Novos fãs: Conheceram o livro/filme anos depois de seu lançamento. Geralmente, assistiram a adaptação e depois se apaixonaram pela história. Em muitos casos, ao ver o filme, se interessam pelo livro, mas não necessariamente. Podem chegar a ser tão ou mais fãs que os fãs antigos, especialmente se lerem os livros. A questão não é a quanto tempo você gosta de uma saga, mas sim o quanto você gosta dela. Estes, assim como os antigos fãs, gostam de verdade de um livro ou filme.

Fãs posers: gostaram de uma determinada saga porque fez sucesso. "Se todos gostam é porque é bom. Então eu também gosto!" Começaram a gostar depois de ter virado modinha e logo, gostarão de outra coisa que seja modinha também. Em alguns casos, se dizem mais fãs que os verdadeiros fãs.

É muito difícil distinguir esses três tipos de "fãs", principalmente, porque ninguém, exceto ele próprio sabe em qual categoria ele se encaixa. Não podemos definir o quanto outra pessoa gosta de um determinado livro ou saga, só podemos responder por nós mesmos. O principal erro ao julgar se alguém é poser ou não, é tentar definir o quanto aquela pessoa gosta da saga pela quantidade de tempo que ele a conhece. Não, isso não importa. O que importa é o motivo pelo qual a pessoa gosta daquilo. Gosto porque gosto x Gosto porque meus amigos gostam.

Um fã pode ser aquela pessoa que acompanhou tudo desde o real começo, mas também pode ser aquele que se apaixonou pelo livro depois de ver o filme. Ter conhecido uma história depois de ela ter ficado famosa não é errado. Vivemos em um mundo em que não é possível acompanhar tudo o que é lançado e, às vezes, é preciso um pouco de divulgação para que algo nos alcance. Não se sinta mal se conheceu Harry Potter só depois dos filmes. Eles são realmente muito bons, mas por favor, leia os livros! 


Os posers se dizem "fãs" e digo isso entre aspas, porque esses, de fato, não são como os verdadeiros fãs. Depois de um filme/livro se tornar amplamente famoso, algumas pessoas se dizem, em capslock, FÃS de uma saga. Eles compram os produtos licenciados, postam frases do filme no facebook, fazem cosplay dos personagens, colocam posters na parede e dizem gostar de algo sem nem gostar realmente. Não estou nem citando o fato de ele ter lido ou não o livro, porque isso é bastante relativo. 

Você pode SIM ser fã de algo que não leu. Perceba que alguns dos 'novos fãs' também não leem o livro e só conheceram a saga depois de famosa. A questão é que depois de conhecer, eles gostaram mesmo daquilo. Enquanto os posers, só passaram a gostar porque fez sucesso. Ser poser é fingir ser fã.


Além do modismo, outra coisa cria posers: a beleza dos atores das adaptações. Achar os atores bonitos não quer dizer que você é fã da história, quer dizer que você enxerga, só isso. Tudo bem gostar do Finnick só porque o Sam Claffin é bonito (bastante bonito, inclusive), ou desejar ser a Katniss só porque a Jennifer Lawrence tem olhos lindos. Mas você não é fã de Jogos Vorazes só por causa disso.

Antigos ou novos fãs, existe espaço para todos. Eu não sou mais ou menos fã só porque passei a gostar de uma saga depois de todo mundo. É claro que, se eu li o livro, sou mais fã do que aquele que apenas viu o filme, por motivos óbvios de que o livro é o original e o filme é apenas a adaptação. Mas mesmo os que só viram o filme, também podem ser considerados fãs. Se eu realmente gosto de algo é o que importa. Não finja ser o que não é, gostar do que não gosta. Ser poser é mais do que fingir para os outros, é fingir para você mesmo. Tenha opinião!

Imagens:Tumblr

12 comentários:

  1. Palmas pra você! Adorei o post! Eu evito falar com esse povo que acha que só porque viu o filme é mais fã do que eu, é como você disse, se a pessoa assistiu ao filme e gostou, tudo bem normal. Mas ficar se gabando na minha frente sem nem ter lido o original não cola -_-

    Bjs!

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito chato quando você percebe que alguém está dizendo que gosta de algo só porque "todo mundo gosta", mas no fundo nem conhece ou então nem gosta. Poxa, não é ruim admitir que não gostou de algo!
    Eu assisti 50 tons, não gostei e QUEM SABE um dia eu leia os livros, mas não vou sair por aí dizendo que "uau 50 tons é foda, adoro, sou fã" só porque o ator que fez o Christian é bonito!

    ResponderExcluir
  3. Mari, sua linda, te aplaudo de pé por esse post!
    Vc explicou bem, de maneira clara e direta. Adorei suas colocações, principalmente "Achar os atores bonitos não quer dizer que você é fã da história, quer dizer que você enxerga, só isso. " .
    Eu acho que se a pessoa é fã, e gosta realmente, não importa se ela começou a gostar antes ou depois, mas posers, esses sim, me irritam profundamente!
    Ótimo texto como sempre!
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu odeio posers, você não imagina o quanto!
    Quando eu gosto de algo, eu gosto mesmo! Não costumo ir na onda dos, até odeio quem é maria vai com as outras
    adorei a postagem

    ResponderExcluir
  5. Eu conheço várias pessoas que só leem/compram livros que só fazem sucesso, ás vezes até mesmo sem conhecer a história. Isso, para mim, é bem ridículo! O pior são aqueles que falam mal do livro sem ao menos ter lido, como pode? Fico tentando entender uma pessoa que julga o livro sem ter lido. Não é porque as pessoas não gostaram que, necessariamente, o leitor também não irá gostar! Amei o post!

    ResponderExcluir
  6. Mari!
    Acredito que sempre houveram os fãs posers e acredito que é até normal da sociedade como um todo, seguir 'aonda', né?
    Fato é que fã é fã, seja em qual situação... e que temos de aceitar todos sem preconceito, concorda?
    Desejo uma ótima semana!!
    “Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.” (Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Assunto cnplicado nao da pra julgar alguem sem conhecer . Poser sao chatos e pra ser fā tbm acuo que nao precisa decorar cada palavra vc tem de realmente gostar . Amar lol
    adorei a materia e bom falar de assuntos assim

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post! Super sincero e direto.
    Beijos!

    www.diadeescrever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi amore, amei o post porque você conseguiu definir bem os diversos conceitos. Tudo ficou bem claro e objetivo. Sobre o assunto em si devo apontar dois pontos: o primeiro, é que o poser sempre continuará a existir. Como a Rudy falou, é algo da própria sociedade. Que segue e o que é pior, gosta, de seguir aqueles que se impõe e realmente dão a sua opinião, é algo bem cultural. E o outro ponto é que esse indentificação de quem é quem, é bem complicada. Cheia de achismos, apontamentos de gente dizendo que fulano é poser, outro fulano é fã, enfim, fica aquela disputa besta de gente que se diz mais fã do que a outro por conhecer de tal coisa antes da maioria por exemplo.

    Esse seria um papo para mais assuntos ainda, no entanto, fico por aqui. Kkk

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu sou uma pessoa bem paciente, mas poser querendo discutir um livro comigo... nao rola! Pq eles começam a falar coisas que nao tem a menor relaçao com a historia e eu fico logo estressada kkkkkkkk Mas é isso mesmo, acho chato pessoas q tem preconceito com novos fas. O importante é q eu seja fa de verdade e nao q eu acompanhe a serie desde o lançamento. As vzs um novo fa é muito mais verdadeiro q aquele q acompanha ha anos.

    ResponderExcluir
  11. Eu não esquento se encontro algum poser. Ele vai continuar dando os ataques nervosos dele dizendo que o maior fã de todos os tempos e eu vou continuar calada na minha, sendo fã do meu jeito e sem precisar alardear para o mundo. Adorei o post porque é bom para identificar os fãs e falsos fãs, embora seja difícil. Mas eles sempre vão existir, em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  12. As pessoas lutam todo o dia para se encaixar na sociedade, isso é fato. E o poser tenta se encaixar com uma maioria. O cara que é realmente fã, com certeza não gosta desses "posers" saindo do nada mas eu acredito que faz parte. Como tudo na vida, e como toda pessoa sem personalidade (ou não) que busca um encaixe, até que finalmente encontre. E vamos combinar né? é mais fácil ir junto com uma maioria, quando expressar sua opinião é a opção mais complicada, ainda mais na internet...não sei se deu pra acompanhar o raciocínio. hahahaha

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...