As pessoas perguntam qual o seu livro favorito, e quando você responde, ninguém conhece. Mas depois de anos acompanhando uma saga desconhecida, ela vira um bestseller, é adaptada para o cinema e surgem fãs que se dizem mais fãs do que você. É um sentimento confuso, você deseja que o mundo conheça o seu livro favorito, ao mesmo tempo que não quer que ele vire modinha. Mas o que é a modinha e o que são fãs posers?
"Modinha" é o termo que se usa para caracterizar algo que está fazendo muito sucesso, simplesmente pelo fato de estar fazendo sucesso. Um exemplo foi o fenômeno 'Cinquenta Tons de Cinza', que fez com que milhares de pessoas comprassem o livro só porque milhares de pessoas haviam comprado o livro. Muitos, nem sequer conheciam a história e compraram os livros só porque todos estavam lendo. Modinha é quando uma enorme quantidade de pessoas passa a gostar de algo pelo simples fato de aquilo estar fazendo sucesso.
Existem, é claro, os fãs da trilogia 'Cinquenta Tons', e estes, não só leram os livros ou viram o filme, como também gostaram realmente da história. Eles podem até ter conhecido os livros muito tempo depois de seu lançamento, mas só disseram que gostaram de algo depois de realmente ter gostado. Percebem a diferença? Gostar por gostar x Gostar porque faz sucesso.
Não é de hoje também, o embate entre fãs antigos, novos fãs e posers. Mas como definir quanto o outro é fã de uma determinada coisa? Primeiro, vamos diferenciar posers de fãs.
Fãs antigos: Acompanham um livro ou saga há anos, basicamente, desde seu lançamento. Sabem detalhes dos livros que nem o próprio autor se lembraria. Leram o livro e sofreram esperando a continuação da história. Conheceram o livro antes de virar filme.
Novos fãs: Conheceram o livro/filme anos depois de seu lançamento. Geralmente, assistiram a adaptação e depois se apaixonaram pela história. Em muitos casos, ao ver o filme, se interessam pelo livro, mas não necessariamente. Podem chegar a ser tão ou mais fãs que os fãs antigos, especialmente se lerem os livros. A questão não é a quanto tempo você gosta de uma saga, mas sim o quanto você gosta dela. Estes, assim como os antigos fãs, gostam de verdade de um livro ou filme.
Fãs posers: Só gostaram de uma determinada saga porque fez sucesso. "Se todos gostam é porque é bom. Então eu também gosto!" Começaram a gostar depois de ter virado modinha e logo, gostarão de outra coisa que seja modinha também. Em alguns casos, se dizem mais fãs que os verdadeiros fãs.
É muito difícil distinguir esses três tipos de "fãs", principalmente, porque ninguém, exceto ele próprio sabe em qual categoria ele se encaixa. Não podemos definir o quanto outra pessoa gosta de um determinado livro ou saga, só podemos responder por nós mesmos. O principal erro ao julgar se alguém é poser ou não, é tentar definir o quanto aquela pessoa gosta da saga pela quantidade de tempo que ele a conhece. Não, isso não importa. O que importa é o motivo pelo qual a pessoa gosta daquilo. Gosto porque gosto x Gosto porque meus amigos gostam.
Um fã pode ser aquela pessoa que acompanhou tudo desde o real começo, mas também pode ser aquele que se apaixonou pelo livro depois de ver o filme. Ter conhecido uma história depois de ela ter ficado famosa não é errado. Vivemos em um mundo em que não é possível acompanhar tudo o que é lançado e, às vezes, é preciso um pouco de divulgação para que algo nos alcance. Não se sinta mal se conheceu Harry Potter só depois dos filmes. Eles são realmente muito bons, mas por favor, leia os livros!
Os posers se dizem "fãs" e digo isso entre aspas, porque esses, de fato, não são como os verdadeiros fãs. Depois de um filme/livro se tornar amplamente famoso, algumas pessoas se dizem, em capslock, FÃS de uma saga. Eles compram os produtos licenciados, postam frases do filme no facebook, fazem cosplay dos personagens, colocam posters na parede e dizem gostar de algo sem nem gostar realmente. Não estou nem citando o fato de ele ter lido ou não o livro, porque isso é bastante relativo.
Você pode SIM ser fã de algo que não leu. Perceba que alguns dos 'novos fãs' também não leem o livro e só conheceram a saga depois de famosa. A questão é que depois de conhecer, eles gostaram mesmo daquilo. Enquanto os posers, só passaram a gostar porque fez sucesso. Ser poser é fingir ser fã.
Além do modismo, outra coisa cria posers: a beleza dos atores das adaptações. Achar os atores bonitos não quer dizer que você é fã da história, quer dizer que você enxerga, só isso. Tudo bem gostar do Finnick só porque o Sam Claffin é bonito (bastante bonito, inclusive), ou desejar ser a Katniss só porque a Jennifer Lawrence tem olhos lindos. Mas você não é fã de Jogos Vorazes só por causa disso.
Antigos ou novos fãs, existe espaço para todos. Eu não sou mais ou menos fã só porque passei a gostar de uma saga depois de todo mundo. É claro que, se eu li o livro, sou mais fã do que aquele que apenas viu o filme, por motivos óbvios de que o livro é o original e o filme é apenas a adaptação. Mas mesmo os que só viram o filme, também podem ser considerados fãs. Se eu realmente gosto de algo é o que importa. Não finja ser o que não é, gostar do que não gosta. Ser poser é mais do que fingir para os outros, é fingir para você mesmo. Tenha opinião!
Imagens:Tumblr