Por muito tempo, as pessoas lutaram para serem ouvidas. Em plena era tecnológica, a opinião é mais que uma voz influenciando aos demais, é uma palavra, um pensamento, uma ideologia difundida entre os seus ouvintes (ou leitores). A internet e, sobretudo, as redes sociais deram poder aos usuários e agora, as opiniões são valorizadas. Tão valorizadas que se estabeleceu uma relação chamada parceria, e é disso que eu vou falar.
Na blogosfera existem diferentes níveis de marketing, um deles é a crítica informal literária. Falar sobre um produto, ou no caso que nos interessa, de um livro, é algo que se faz numa roda de amigos. Opinar, dizer porquê gostou ou não, recomendar uma leitura. Essas pequenas atitudes dão força ao mercado editorial. Em um país que não lê, ver jovens e adultos lendo (o que for) e fazendo disso um hobbie é fantástico.
Escrever sobre o que se leu é mais do que fazer uma resenha, é compartilhar sua própria compreensão, refletir, analisar. Não estamos falando de elementos da crítica literária, estamos falando da liberdade com que podemos dar nossa opinião. Apontar falhas ou acertos, mediante nosso próprio julgamento.
O estudo literário ainda é algo fechado, objetivo e que não dá muita liberdade interpretativa e opinativa, por conta disso, as crianças não se identificam com a leitura na vida escolar. Poder ler o que quiser, compreender a partir do seu próprio ponto de vista e julgar sem regras é o que traz tantos jovens ao vício da leitura. Bestsellers ou não, em todos os livros há algo a ser explorado e a crítica informal o faz. Sem preconceitos, sem restrições, você pode ler o que quiser. A liberdade que a blogosfera trouxe, rompe com séculos de padrões e censura.
A partir do momento em que você registra sua opinião na internet, esta é vista por centenas, milhares de pessoas (dependendo da sua influência no meio) e assim, gera impacto em quem lê, Esse é o impacto que o mercado editorial quer causar nos leitores e assim, sua crítica, por mais informal que seja, é valorizada.
Como disse anteriormente, o que tem valor sempre pode ser vendido ou trocado. É assim que se dá a relação entre blogueiros literários e editoras. Não é segredo algum, que muitos de nós, inclusive eu, recebem livros de editoras em troca de nossa opinião. É uma transação proveitosa para os dois lados. Os blogueiros que amam livros e as editoras que precisam desse marketing para vendê-los.
Como em qualquer transação, comercial ou não, existe um regulamento a seguir. Cada editora tem diferentes padrões estabelecidos e cabe ao blogueiro escolher o que se adéqua ou não ao seu blog, assim como as editoras também vão fazer ao selecionar a lista de blogueiros parceiros. Resenhas, divulgação, eventos, sorteios, são apenas algumas das ações que o blogueiro poderá realizar, e todas elas trazem grande retorno para a editora.
Todo começo de ano, as editoras disponibilizam um formulário para os interessados em firmar parceria com eles. Após a inscrição é só aguardar o resultado e se você for escolhido, fará parte do time de divulgação da editora. Você pode receber livros, material publicitário, folhetos, marcadores, bottons, brindes, kits e todo tipo de material que a editora disponibilizar.
É claro que antes de conseguir uma parceria dessas, é preciso manter o blog por conta própria. Resenhar os livros que você tem, divulgar e alcançar uma determinada visibilidade na blogosfera. Não vou mentir, não é fácil, mas você chega lá. De qualquer forma, só quis explicar como funciona, o que é essa relação tão desejada por nós blogueiros e como ela afeta o mercado editorial. Se você estiver pensando em criar um blog literário, espero que esse post tenha sido útil. Para maiores dúvidas, estou a disposição.
Imagens:GoogleImages