novembro 09, 2015

[Eventos] 2º Encontro Literário dos Blogs Coruja Literária e Leitura e Cia.

Oi queridos, hoje vim mostrar para vocês como foi o 2º Encontro Literário dos blogs Coruja Literária e Leitura e Cia. O evento aconteceu neste domingo (08) na Livraria Martins Fontes na Paulista. E se nosso primeiro encontro foi bom, este segundo foi ainda melhor! Priscila e Natasha (mãe e filha leitoras) organizaram um evento gostoso, simples e muito divertido. Eu adoro os eventos organizados por essas duas porque elas nos fazem sentir em casa. Brincando uma com a outra, as duas fazem todo mundo rir e nos sentimos mesmo em casa, em família - assim como elas. 

Nesta edição, o tema foi 'Gêneros Literários' e os escritores presentes debateram questões pertinentes sobre a publicação de livros no Brasil, o gosto 'americanizado' do leitor brasileiro, o preconceito literário, entre outros. Cada autor falou sobre sua obra e respondeu ao menos uma pergunta sobre o tema, foi bem dinâmico e pudemos conhecer vários pontos de vista diferentes.

Os escritores presentes foram: Rodrigo de Oliveira (saga Crônicas dos Mortos), Luis Antonio Madureira (Série Award), Thiago Assoni (Crazy Mary), Vinicius Fernandes (GRAHAM - O Continente Lemúria), Ana Beatriz Brandão (Caçadores de Almas), Gisele Garcia (Os Quatro Nipes),
Angie Stanley (Rawena) e Vivi Cordeiro (Tudo Por Você).

Como eu sempre - sempre - digo, o único problema em qualquer evento são os participantes que vão apenas para tumultuar por conta do sorteio. Desrespeito, gritaria e falta de educação marcaram presença e em diversos momentos as organizadoras tiveram que pedir silêncio. Muita gente não vai aos eventos pelo próprio evento, mas sim, pelos brindes. E no começo da minha vida de blogueira eu ficava realmente furiosa com isso, mas com o tempo, entendi que infelizmente, este é o perfil do brasileiro (algo só é válido se ele puder lucrar com isto). 

De certa forma, é bom que tanta gente se interesse por brindes que são - literalmente - de papel. Ver o interesse, especialmente dos jovens, em marcadores e livros é, apesar de tudo, um orgulho. Apenas, por favor, parem de encarar os eventos como Jogos Vorazes, tá? Obrigada.

Além do evento, as meninas fizeram diversos sorteios, como mencionei anteriormente, e dessa vez lembrei de vestir minhas meias da sorte. Mentira, eu nem tenho meias da sorte. Meu nome não foi chamado no sorteios gerais, mas havia um sorteio especial de uma cesta cheia de livros da autora Angie Stanley e eu - pirada, surtada e tremendo - ganhei. Fiquei muito feliz por poder levar para casa os livros da Angie, que eu conheci no encontro anterior e, claro, levei-os autografados. Troquei também um dos livros que ganhei por uma edição linda - em capa dura - de Florbela Espanca (minha autora favorita no mundo). 

Havia mais de mil e quinhentos marcadores sortidos (e, sim, eu sei porque ajudei Pri e Naty a organizá-los). Minha coleção aumentou consideravelmente e, eu trouxe uns sessenta novos para casa. Em questão de minutos, os marcadores esgotaram - mesmo!

No evento, encontrei minhas amigas blogueiras e leitoras lindas e entre um Starbucks e um McDonalds, nos divertimos, rimos e gritamos histericamente por causa de um personagem ou outro. A companhia é sempre parte fundamental nos eventos literários e eu agradeço por ter essas pessoas maravilhosas na minha vida: Thais, Rose, Natasmi, Camila, Luciana, Luana, Esther, Priscila, Natasha e todas as outras lindas que eu encontrei por lá. Amei ver vocês, amigas.

5 comentários:

  1. Ai que lindaaaa!!!!
    Obrigado por fazer parte deste momento e pela super ajuda em organizar os mais de mil kkkk marcadores sua ajuda vou primordial, muito obrigado, e vamos nos preparar para o 3° bjks

    ResponderExcluir
  2. Ai Mariii, olha eu aí no seu blog...
    Então menina, o evento foi realmente incrível, a dedicação das menina foi show e os mimos então :O
    Morta com tanta coisa boa que tinha por lá...
    Ei me passa um pouco dessa sorte hahahah uma cestona dessas era o sonho da galera... Ouvi até uns suspiros quando ela foi mostrada :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  3. O evento foi ótimo, concordo com tudo o que disse Mari.

    ResponderExcluir
  4. Um dia ainda vou num evento assim acho lindo ^^ e tem gente q vai so pelos brindes mesmo.mas fazer oq ne rs admito q sao lindos e tds gostamos de mimos o ruim e a falta de educacao
    http://estilodenerd42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O evento parece ter sido muito bom mesmo, Mari!
    Adorei seus comentários porque eu também sempre fico nervosa com os sorteios gerais nesses tipos de eventos. O povo parece que nunca viu um marcador na vida, né? Hahahahaha

    Mas é sempre bom dar o foco aos autores nacionais que estão batalhando aí, publicando ótimas obras, e tentar acabar com esse preconceito de que livro brasileiro não é bom.

    Espero ir na próxima edição! :)

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...