novembro 23, 2014

[Livros] Longe de Você - Emily Hainsworth

Título Original: Through To You
Autor: Emily Hainsworth
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN: 9788501096241
Classificação★★★★★
_______________

E se..? E se tivéssemos feito outras escolhas? Se tivéssemos nos tornado pessoas diferentes? O rumo das nossas vidas é determinado segundo após segundo, a cada batida do nosso coração. Longe de Você é um livro que nos faz pensar sobre como todas as escolhas que fizemos culminam no que somos e onde estamos hoje. Cada ato (consciente ou não) tem uma consequência. O passado não pode ser desfeito, mas e se você pudesse ver o que poderia ter acontecido? O que poderia ter sido se o seu destino fosse outro?

Camden Pike perdeu a namorada Viv num acidente de carro. Todos os dias ele se lembra de que a culpa foi dele, por ter voltado a fumar, ter sido desastrado e ter derrubado seu isqueiro no chão do carro, o que distraiu a garota e fez com que ela perdesse o controle do veículo. Aquela esquina, bem em frente ao colégio agora está repleta de flores, cartões e mensagens. Nenhuma delas é verdadeira, nenhum deles amava Viv como Camden amava.

Anos antes, Pike era um dos melhores jogadores da escola, popular, estudioso, namorado da líder de torcida mais bonita. Ele era conhecido e venerado por todos, mas uma lesão grave o afastou dos seus dias de glória. Quando ele soube que nunca mais jogaria futebol, pensou que sua vida tinha acabado. Viv esteve ao seu lado e os dias sombrios passaram, ela deixou de ser líder de torcida e passou a se dedicar inteiramente a ele. Juntos, eles eram imbatíveis e não precisavam de mais ninguém. A popularidade dos dois desapareceu, mas quem precisa de amigos quando se tem amor? Mas e depois que o amor da sua vida se vai repentinamente, o que sobra?

Numa das frequentes visitas de Camden ao lugar onde a namorada morreu, ele descobre um portal que o leva a uma realidade paralela. Lá, Vivien está viva e bem. Suas escolhas nesse local foram diferentes e ele nunca parou de jogar futebol, assim como nunca deixou de ser popular. Mas algo não está certo, nesse universo ele tem uma melhor amiga - Nina -, alguém que ele não conhece no seu próprio mundo e que vai tentar alertá-lo de que transitar entre os dois mundos pode ser muito perigoso.

Há tempos não leio um romance narrado em primeira pessoa tão sincero, tão sutil e ao mesmo tempo tão intenso. A dor de Camden chega a ser palpável e é emocionante ver que ele tem a oportunidade de recuperar aquilo que se perdeu para sempre. As lágrimas teimaram em atrapalhar minha leitura e meu coração apertado torceu pelo protagonista, para que ele não só reencontrasse sua amada, mas também reencontrasse a si mesmo.

Uma narrativa espetacular, muito bem escrita e desenvolvida. A autora soube unir cada um dos elos ao final. Universos paralelos e outras realidades só intensificam a reflexão que Emily traz à tona. Outras escolhas nos teriam levado a outros lugares. Um dos melhores livros que eu já li e que une ficção e romance numa trama incrivelmente bem elaborada. Cada acontecimento é importante e cada detalhe pode mudar tudo. E se tudo fosse diferente? Se você tivesse uma segunda chance? Com certeza eu daria uma chance para essa leitura emocionante.

"Viv morreu há dois longos meses, mas ainda está em todos os lugares. 
E em lugar nenhum." (p. 10)

Sinopse: Camden Pike tem uma surpresa ao retornar ao local do acidente que matou Viv, sua namorada: ele encontra uma garota exatamente igual a ela. Nina vem de uma realidade paralela onde Viv está viva – mas não é bem Viv. Mas Cam está disposto a mantê-la ao seu lado. Mas eles fizeram escolhas bastante distintas em suas vidas, e quando Nina revela um segredo perigoso, fica claro que a Viv que Cam amava não é a mesma pessoa que ele reencontra. Mas será que ele conseguirá escolher entre essas duas realidades?

"(...) E se eu tivesse feito escolhas diferentes? Se eu nunca tivesse deixado cair o isqueiro ou tivesse voltado a fumar, para começar? Será que as coisas teriam mudado se eu tivesse conhecido Nina e o irmão dela? Ou se Viv tivesse ficado com Logan? E se eu nunca tivesse abandonado o futebol e ela continuasse sendo animadora de torcida? O que teria acontecido se nós nunca sequer tivéssemos nos conhecido? Será que ela ainda estaria aqui, feliz e viva?" (p. 123)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...