novembro 01, 2014

[Livros] O Desafio de Ferro - Holly Black & Cassandra Clare (Magisterium #1)

Título Original: Magisterium - The Iron Trial
Autor: Holly Black & Cassandra Clare
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Gênero: Ficção, Aventura
País: EUA
ISBN: 9788581635576
Classificação★★★★★
_______________

Magia, amizade e aventura. Isso é o que não vai faltar na série Magisterium das autoras Cassandra Clare e Holly Black. Quando duas autoras incríveis decidem se juntar para escrever um livro de fantasia, você deve estar preparado para se surpreender. Eu comecei a ler com muita expectativa e posso garantir que não me decepcionei nem um pouco. O Desafio de Ferro é um livro viciante que vai literalmente te enfeitiçar do início ao fim. Foi uma excelente aposta da Editora Novo Conceito e a saga chegou para conquistar seu lugar entre adolescentes e adultos, principalmente, entre o público órfão da saga Harry Potter.

De início, é preciso ressaltar que o livro tem como inspiração as sagas Percy Jackson e Harry Potter. Esse último fez com que eu tivesse ainda mais vontade de ler a saga Magisterium (como Potterhead fanática e aficionada por bruxaria *-*'), apesar de ter ficado com medo de esperar demais. Afinal, histórias como a de J.K. Rowling são uma raridade. Sim, é possível identificar muitos traços e semelhanças entre as duas sagas, mas as narrativas das autoras toma outros rumos e os mesmos pontos que unem as séries de livros, também as diferem.

O livro tem um ritmo de acontecimentos bem intenso. Rico em detalhes e descrições de lugares, paisagens e fatos, nossa imaginação é bastante estimulada. Ao concluir a leitura eu me peguei imaginando os animais dominados pelo caos, os alunos, os magos e o Magisterium. Holly e Cassie escreveram um livro bem visual, e nesse primeiro volume temos uma introdução bem complexa do que virá pela frente.

Narrado do ponto de vista de Callum Hunt, o livro mostra a vida do garoto órfão de mãe, que descobre ter poderes mágicos. Seu pai, Alastair, o criou com muito zelo e fez o máximo para afastá-lo do mundo da magia após a morte da mulher, Sara. É como se ele culpasse o Magisterium pela morte da mulher, quando na verdade ela morreu em uma Guerra defendendo sua escola, seu mundo e sua família.

Alastair esconde muitos segredos do filho e faz o possível para que o garoto não entre para o Magisterium, uma escola de magia que treina os aprendizes para controlar seus poderes elementais. Call, seguindo os conselhos do pai, vai mal de propósito nos testes e espera que falhando, não seja aceito na escola. O que acontece, porém, é justamente o contrário e contra a sua vontade, o garoto é levado para o tão temido Magisterium.

Com o tempo, Call descobre que o mundo da magia não é assim tão temível como o pai dizia. Claro, apesar de monstros perigosos e desafios extenuantes, há muito para aprender, amigos verdadeiros e um mundo de possibilidades mágicas (literalmente). Porém, os magos vivem em alerta pois um inimigo, conhecido como O Inimigo da Morte pode estar à espreita tramando a próxima guerra do mundo mágico.

Com a ajuda de Aaron e Tamara, Call vai descobrir a força que ele possui dentro de si. Acontecimentos estranhos, uma enigmática mensagem do pai e uma profecia sinistra dão conta de preencher cada espaço da trama com suspense e por diversas vezes o narrador se percebe com medo, assim como o leitor. Medo de descobrir o que aquilo significa.

Um livro que veio para trazer o caos. Que vai conquistar os leitores mais jovens e fazer com que eles implorem pela continuação. Brilhante, cheio de reviravoltas e surpresas, O Desafio de Ferro traz o primeiro ano desse trio corajoso, que vai enfrentar muitos perigos pela frente. Se parece que você já viu essa história antes, saiba que não, você nunca leu nada igual. Aos poucos a história vai ganhando força e você vai torcer por Callum, Aaron e Tamara. Não tem como falar mais sobre a história sem entregar acontecimentos importantes, então vou dar uma dica: leia e deixe-se surpreender.

"A água quer fluir. - Call repetiu consigo. - O ar quer se erguer. A terra quer unir. O caos quer devorar. Call quer viver." (p. 164)

Sinopse: AMIGOS E INIMIGOS. PERIGO E MAGIA. MORTE E VIDA. A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro. Magisterium - O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-seller Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado.

"- Eu vejo através das máscaras de pele o que vocês vestem - o Devorado continuou. - Vejo o seu futuro. Um de vocês irá falhar. Um morrerá. E o outro já está morto." (p. 226)


22 comentários:

  1. Gente ainda não li nada da Cassandra,
    tenho que ler algo dessa mulher, são tantos elogios que se torna impossível
    não querer ler imediatamente.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, eu também não nada da Cassandra ainda , nenhum enredo dela me despertou interesse... No entanto gostei bastante da premissa desse pelo fato de ser estilo Harry Potter <3 hahah mas pela sua resenha me parece que a inspiração mais forte mesmo é Percy Jackson não? Mas acho que seguirei sua dica e me deixar surpreender ;)
    Bjs
    http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    Estou encantada com essas duas autoras pra lá de simpáticas! Este livro é um que está na minha lista desde setembro, quando fui no evento da Editora Novo Conceito e fiquei babando por ele. Me sinto na obrigação de ler todos os livros de ambas as autoras e principalmente de Harry Potter, pelo qual, nunca imaginei querer ler.... Mas neste muito literário temos reviravoltas! Fiquei super feliz em saber que tu amo!!! Que ótimo :D
    Beijos
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari

    Interessante que recentemente li uma resenha não tão empolgada quanto a sua com relação a esse livro. Como não sou uma grande fã da Cassandra Clare e não conheço o trabalho da Holly Black, essa única resenha me desestimulou. Mas eu levo muito em consideração sua opinião e mesmo não sendo uma grande leitora de livros juvenis, vou dar uma chance a ele porque suas palavras me convenceram.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas gostei das sinopse e resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot. com

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Não conhecia a história nem as autoras, mas me motivou. Gostei da resenha, mas fico com medo de não gostar da história por encontrar partes parecidas com Harry Potter. Fico na dúvida.

    beijos
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari!
    Ultimamente tenho ouvido falar muito dele, até teve um evento aqui na minha cidade, mas infelizmente não deu para eu ir.
    Adorei sua resenha! Se antes eu tinha alguma dúvida sobre ler ou não o livro, agora tenho certeza que preciso ler!
    Não li nada das autoras ainda e espero gostar tanto quanto você! :)
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari,

    Bem, todo mundo tá falando desse livro e eu preciso muito ler. Não sabia que as autoras tinham se inspirado em Percy Jackson e Harry Potter (e a história do livro lembra Harry Potter pelo fato do pai não querer seu filho no Magisterium assim como o tio do Harry não queria ele em Hogwarts) Eu gosto muito da Cassandra e a escrita dela é incrivel, a Holly Black ainda irei ler um livro dela mas creio que as duas tenham feito um ótimo livro e com a sua resenha não tenho mais dúvidas sobre isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, da pra perceber claramente a influencia de Harry Potter, muita coisa parecida mesmo. Potterhead que sou fiquei super feliz com isso, tava me sentindo orfã mesmo rs esse livro ta na minha lista de desejados desde que lançou, os livros do selo #irado tão sendo muito bons e ter a Cassandra linda como autora anima muuuuito.

    ResponderExcluir
  10. Harry Potter é a minha paixão, tá pra nascer alguma coisa que vai tomar o topo dele!
    Mas, se esse chega perto, já quero ler...
    Gosto de livros com muitos acontecimentos (assim como foi dito na resenha) e esse parece ter uma boa dose deles!
    Parece ser ótimo, já quero ler.

    ResponderExcluir
  11. Lorena Gasparoto
    Desde o lançamento eu quero muito ler esse livro, nunca li nenhum do Harry Potter, mas sou muito fã de Percy Jackson, sempre ouvi muitos comentários positivos sobre esse livro, ele está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, sua linda, tudo bem?
    Você é Potterhead fanática??? E também!!!!!!! Até hoje, foi a melhor coleção que já li, ninguém conseguiu superar. Por isso adoro histórias de magia, fantasia, bruxos.
    Eu fui ao Magisterium Day que aconteceu em várias cidades ao mesmo tempo. E fiquei louca de vontade de ler esse livro. Você viu que a editora a pedido dos fãs está vendendo uma edição especial que vem com a pulseira???
    Eu quero!!!!!! Eu quero!!!!! Eu quero!!!!!
    Sua resenha me deixou mega empolgada para ler esse livro, quero saber que caos é esse, que tantas reviravoltas e acontecimentos esse livro tem para me surpreender!!!!!
    Adorei sua resenha!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha visto esse livro achei bacana, parece ter estilo de percy jackson!
    Embora eu não tenha lido nada da Cassandra Clare, eu ouço falar muito bem da autora. Espero ler em breve
    Beijos
    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Mariana!
    Fui no evento que teve nacional do #Magisterium e fiquei encantada com o livro, afinal são duas autoras super conceituadas e a fantasia exposta deve ser fenomenal.
    Queria que a NC mandasse um para mim, mas até agora não chegou... estou na expectativa.
    Adorei a forma detalhada como fez sua análise do livro.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mariana.

    Tudo que vem da Cassandra Clare eu quero ler e tipo, esse livro eu já até comprei, mas ainda não tive tempo de ler. Muitos livros parados aqui. Uma coisa que me incomoda na divulgação dele e falarem que é direcionado para os fãs de Harry Potter, eu creio que esses fãs não estão procurando esse tipo de livro, já estão mais velhos e tudo mais.
    Acho que talvez mais pro final do mês consiga ler. Fico feliz em saber que tu curtiu a leitura, assim acho que também irei gostar.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Não conheço nada da Cassandra, no entanto passei a admirar a Holly Black com os livros dela lançados pela NC e inicialmente isso que me deixou curioso por "O Desafio de Ferro". Digo "inicialmente" porque li duas resenhas e as duas são muito positivas, o que aumenta consideravelmente a minha expectativa, ainda mais sabendo que possui a sua originalidade, o que faz toda a diferença. Ou seja, não quero mais ler simplesmente pela Holly, mas pelo livro em si.
    Não sei quando vou conseguir ler, mas já tenho certeza que será uma experiência incrível.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  17. Sim faço parte desse público órfão da saga Harry Potter, ahaha. E pela resenha já estou amando a história, amo livros que são ricos em detalhes e já estou curiosa para saber sobre a profecia e sobre a enigmática mensagem do pai de Call. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Já queria ler antes, agora... quero mais.
    Gosto de livros com grandes detalhes e a quantidade de ação, faz com que a leitura seja rápida.

    ResponderExcluir
  19. Oii Mari :}
    Olha, nem precisava ler a resenha pra saber que PRECISO ler esse livro, rs! Adoro a escrita da Cassandra, e como também amo Harry Potter claro que o livro me fez ficar apaixonada! Além de todas as resenha que li até agora serem positiva, eu adorei o mundo que as autores criaram, e pela história ser cheia de mistérios me conquistou mais ainda! E gente, tem capa mais bonita que essa? rs *o*
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Nunca li livros do Holly Black, mas Simplesmente amo a Cassandra Clare, e como o livro tem como inspiração Percy Jackson e Harry Potter, livros que amo, então já sei que vou adorar O Desafio de Ferro,já não vejo a hora de tê-lo.
    Minhas expectativas estão altíssimas quanto a esse livro, pois a Cassandra Clare é fantástica, cada vez que leio algo dela consigo ficar mais encantada, com certeza ela é uma das minhas autoras favoritas!!

    ResponderExcluir
  21. OMG! Eu realmente estava precisando de um livro assim. Já coloquei ele na minha lista de compras e espero gostar muuito dele. Se bem que, com a Cassandra Clare como autora, duvido muito que o livro não vá me surpreender.

    ResponderExcluir
  22. Eu não acho que esse livro vá me agrada tanto, mas tendo em vista algumas resenhas que vi a narrativa está surpreendente, vou esperar mais um pouco para até decidir ler.
    http://memorias-diversas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...