novembro 30, 2014

[Livros] Eve & Adam - Michael Grant & Katherine Applegate

Título Original: Eve & Adam #1
Autor: Michael Grant e Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Gênero: Ficção, YA
País: EUA
ISBN: 9788581634432
Classificação★★★☆☆
_______________

Ficção científica e YA. Eu nunca pensei que dois gêneros literários tão distintos pudessem ser combinados e funcionar tão bem. Michael e Katherine criaram uma história fantasiosa e ao mesmo tempo digna de muitos questionamentos quanto a possibilidade de um dia se tornar realidade. Num planeta que busca a perfeição, qual seria o limite para encontrá-la? O que é perfeição para você?

Com uma moral bem construída, os autores trouxeram um livro gostoso de ler, a narrativa flui e em poucas páginas você já estará torcendo por Eve. Em meio a muito suspense, confusões e descobertas científicas, o leitor conhecerá junto a protagonista os segredos que cercam a empresa bilionária de sua mãe. Conflitos entre ciência e ética também têm um papel importante na história, afinal em alguns momentos Eve vai perguntar a si mesma: 'Qual o preço que se paga por salvar vidas? Eu trocaria uma vida por outra?'

Evening Spiker é filha de Terra Spiker, uma das mais importantes geneticistas do mundo. Responsável pela cura de milhões de pacientes, com seus experimentos ela acumulou uma fortuna. Manipuladora, fria e calculista, a cientista é dona da Spiker Bioharm, uma empresa que também esconde segredos inimagináveis. Quando Evening sofre um acidente gravíssimo, a doutora desesperada a levará para dentro dos Laboratórios Spiker e Eve vai descobrir que não conhece nem um pouco sua própria mãe.

Enquanto se recupera do acidente, Eve conhece um garoto que tem aparentemente a mesma idade que ela, Solo. O garoto odeia Terra e parece saber muito sobre a empresa e o que acontece lá dentro. Seu maior sonho é acabar com a Spiker, mas ao conhecer Eve, as coisas mudam e tudo fica mais complicado. Com o tempo, a pedido da mãe, Evening começa a trabalhar num software que seria capaz de desenvolver uma pessoa de verdade a partir de definições genéticas. Enquanto acha que é apenas uma simulação, a garota se diverte criando o homem perfeito, Adam. 

Brincar de Deus, porém, pode trazer sérias consequências e a garota vai entender isso logo. Com a ajuda de Solo, Evening poderá desvendar todos os mistérios da Spiker Bioharm? Nesse livro você vai conhecer os dramas de uma adolescente que só queria ser normal. Uma boa distração, leve, nada complexo e com uma linguagem bem adolescente. Eu gostei e recomendo aos jovens leitores, aparentemente a história de Eve, Adam e Solo tem continuação, vamos aguardar por mais aventuras desse trio. 

A busca por perfeição vai te mostrar que o perfeito demais é sem graça. Por favor, reparem no desequilíbrio Adam + Eve + Solo. Três é ímpar, e portanto é algo imperfeito. Diversas vezes o casal de autores usou elementos que deixaram a história em desequilíbrio, isso só reforçou ainda mais a mensagem de que o imperfeito pode ser melhor que o perfeito.

"- Não me dê a tarefa de criar um ser humano a menos que queira que eu me sinta Deus.
- É só uma simulação - ele diz, estreitando os olhos de modo suspeito.
- Certo, e eu sou só uma simulação de Deus." (p. 105)

Sinopse: Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.

"- E se ela não vier comigo?
- Ah, ela virá - Terra Spiker diz. - É o destino de todos os criadores: eles se apaixonam por suas criações." (p. 189)

15 comentários:

  1. Oii Mari :}
    Eu tinha amado o livro desde que soube do lançamento, mas confesso que pelas resenhas que li eu estou em dúvida se vou gostar ou não dessa história ..
    A Eve é uma protagonista que já me conquistou, e olha, ela até que me parecer bem normal, mas o mundo em que ela vive é bem diferente. O que me chamou atenção no livro foi o mistério que ronda essa história .. E claro que torço pra esse casal dar certo! ;)
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mariana.

    Eu tinha visto essa capa e ela não tinha me chamado muita a atenção. Eu não sou de ler sinopse então não fazia ideia do que o livro se tratava. Essa é a segunda resenha que leio que fala super bem da obra. Quero muito saber o que acontece dentro desse laboratório onde as pessoas querem brincar de Deus. Adorei os nomes que a autora usou. *--*
    Quem sabe depois não leio.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari
    Estou louca pra ler esse livro, mas não consegui achar na Black Friday :(
    Sua resenha me deixou mais curiosa ainda!
    Bela resenha, muito bem escrita ao ponto de passar o desejo da leitura!

    Bjokas

    www.paraisodasideas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari! <3
    A história parece ótima! Achei bem interessante juntarem ficção científica e YA, deve ter ficado uma combinação muito interessante.
    Primeira resenha que leio sobre o livro e me interessei bastante.
    Sua resenha impecável, como sempre!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou super ansiosa com relação a esse livro, a capa, o tema diferente do que estou acostumada, tudo me chamou a atenção, ainda mais por ser tratar de genética, assunto que muito me interessa. Espero poder ler em breve!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari.
    To com muita vontade de ler esse livro agora; adoro ficção científica e misturar isso com YA eu achei bem bacana. A premissa todo do livro também é muito boa, toda a coisa da busca pela perfeição e tal. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Assim que bati os olhos no livro eu percebi o quão promissor ele poderia ser e tenh ficado cada vez mais empolgada para ler ele. Sou apaixonada por qualquer tipo de ficção e acho que vou amar o livro. Adorei sua resenha :*

    ResponderExcluir
  8. Mariana!
    Particularmente o liro me encantou porque adoro ficção e YA. Claro que nunca imaginei que a mistura pudesse dar certo, mas por sua análise detalhada, deu mais do que certo
    Será que terá mesmo continuação? O assunto é envolvente e dá sim pano para mangas, vamos aguardar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Está na minha lista, pela resenha fiquei fascinada :) Dois gêneros misturados que deram muito certo. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mariana, tudo bem?
    Estou bem ansiosa pela leitura, e como essa é a primeira resenha que leio dele, consegui ter uma ideia mais ampla sobre o conteúdo do livro e espero ler logo logo ^^.

    xoxo!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari

    Esse livro tem uma capa incrível, mas a sinopse não conseguiu me conquistar. Vendo na sua resenha que existe um triângulo, encontrei mais um motivo para não lê-lo. Não descarto a possibilidade, afinal essa junção de YA e ficção científica é realmente interessante.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ari,

    Ultimamente a Novo Conceito tem dado toda uma publicidade para os novos lançamento e nos ilude um pouco com as histórias porque nem sempre a sinopse é fiel. Você deu 3 estrelas e eu ainda não entendi porquê já que sua resenha fala tão bem do livro que estou considerando esquecer as outras resenhas desse livro para comprá-lo logo. A capa é realmente linda e acho que tem toda uma lição e tema nesse livro já que ele trata de ficção cientifica, acho que próximo ano compro e talvez até goste já que esses livros fazem mais meu gosto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mari! Tudo bem?
    Achei a premissa do livro interessante, por mais que não seja uma leitura que eu busque agora. Acho que o que me interessaria de cara é a reflexão sobre o perfeito e a imperfeição.
    Muitas pessoas buscam um perfil perfeito, e muitas vezes, a perfeição em outro alguém. Quando não encontram, se acham dignos de "seres superiores" quando a realidade é bem diferente. Se a reflexão que eu busco estiver na história, ela certamente valeria muito a pena para mim. Gosto de observar esses diversos pontos de vista e as descobertas sobre a empresa da mãe pode ser um ponto bem alto em "Eve e Adam".
    Sua resenha está impecável como sempre, Mari!
    Um beijo enorme pra ti e ótima semana!
    Ps: Respondi à TAG "Meus livros, ninguém sai!" e indiquei-a lá no blog. Se quiser dar uma conferida, seja super bem vinda. :D (Sinta-se a vontade para responder ou não)
    Paula, Poetisa & Literária

    ResponderExcluir
  14. ooooooi Mari, tudo bom?
    Adam e Eve é um dos livros da NC que eu mais quero ler. Essa mistura de YA e Ficção científica parece realmente ter dado certo neste livro.
    Além da história reforçar que o perfeito pode não ser tão bom assim... é sempre bom reforçar essa tese. Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Quando vi essa capa, pensei que fosse um erro no título hahaha (Acredita?)
    Amei a capa e o trocadilho do nome com a maçã. Acho que esse livro vai para minha wishlist, pois fiquei ansiosa pela leitura!
    As cores super combinaram, e achei a história interessante
    Beijoos

    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...