novembro 21, 2014

[Livros] Vermelho Como o Sangue - Salla Simukka - Trilogia da Branca de Neve #1

Título Original: As Red As Blood
Autor: Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Gênero: Ficção, Suspense, Policial
País: Finlândia
ISBN: 9788581635798
Classificação★★☆☆☆
_______________

Vermelho Como o Sangue era um dos lançamentos mais aguardados da Novo Conceito. Lamento dizer, mas foi também uma das minhas maiores decepções literárias. Vendido como um romance policial, passa longe do gênero. É uma história fraca que mal se sustenta até o final. Não há mistério, não há surpresa. Os personagens são rasos e tudo é bastante dedutível. 

A narrativa gira em torno de Lumikki, uma garota de dezessete anos que vive sozinha e aparentemente é bem durona. Ela não tem amigos, vive isolada e faz o possível para chamar pouca atenção. Sem querer, Lumikki esbarra numa enorme quantia de dinheiro. O problema é que esse dinheiro é sujo. Literalmente sujo, afinal, ele está coberto em sangue. O acaso, o destino e a curiosidade de Lumikki vão envolvê-la numa conspiração bastante previsível e pouco plausível. Assassinatos, roubos, corrupção, tudo isso com leves toques de contos de fada.

A autora brinca com as histórias dos contos e as adapta para o mundo real, onde não há bondade, justiça ou honestidade. A protagonista é o tipo de mocinha badass (fodona) que escapa de toda e qualquer situação, desarmando bombas com chiclete num estilo bem MacGyver. Os acontecimentos são muito surreais e a 'máfia' parece com aqueles personagens idiotas e atrapalhados que estão sempre escorregando na casca de banana. 

O dinheiro está ligado a três jovens (dois deles bem inúteis para a trama - e Elisa) que estavam bêbados quando o pacote foi jogado no quintal. Como algo típico de pessoas que estão levemente alteradas, eles se enrolaram com ele. Elisa é uma patricinha metida e é também filha de um policial da Narcóticos. A narrativa vai seguindo, os problemas vão surgindo e Lumikki vai se envolvendo com o problema que nem era seu. Elisa se apega à ela e no meio do interesse, surge uma amizade. Para mim tão forçada quanto o livro todo parece ser. Os outros dois, como eu disse inúteis, só observam e vez ou outra abrem a boca para dar algum palpite idiota.

Seja qual tenha sido a intenção de Salla Simukka, não deu certo. É o tipo de livro que te deixa com aquela cara de ué. Eu procurei, procurei, procurei um final, algo que valesse a pena na leitura, mas não encontrei. É uma trama intrincada, mas que em nenhum momento evolui ou se intensifica. Não é que a história seja ruim, apenas poderia ter sido melhor trabalhada e infelizmente introduz uma trilogia, a expectativa para os próximos livros? Que mudem minha opinião sobre a trilogia e tenham finais mais interessantes.

"Ela era a peça o quebra-cabeça que não tinha seu próprio lugar, mas poderia de repente preencher quase qualquer buraco que fosse necessário. Ela não era como os outros. Ela era exatamente como os outros." (p. 28)

Sinopse: No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue. Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos. Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios. Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

"Não procure o poder por vingança. Procure o poder para evitar situações que a fariam querer vingança." (p. 57)

18 comentários:

  1. Poxa! se a historia é realmente tudo isso que você falou, então não vale perder o tempo lendo ele? Bem se for assim eu diria então que a capa e o sinopse são propagandas enganosas (kkk) Porque eu gostei bastante dessa capa, dar um ar de que a historia vai ser boa e com o sinopse a mesma coisa.
    É uma pena que você não gostou, mas apesar de toda a sua critica negativa, darei sim uma chance ao livro, porque não é possível um livro ser totalmente ruim, você não destacou na sua resenha nenhum ponto positivo do livro, bem, pelo menos eu não li nada positivo ou então passou despercebido. hahaha...

    A resenha está muito boa flor, você escreve bem! ;)

    xoxo!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    Não vou nem perder meu tempo com esse, pelo visto você odiou hahaha. Siqueira Sincera! Adoro suas resenhas negativas hahaha. Eu amo contos de fadas e essas versões diferentes me interessam bastante, uma pena esse ser ruim.

    Beijos,
    Thay Lima
    http://imperiodico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Que pena que você não gostou, mas eu já imagino que também não vou gostar, não curto esse tipo de romance

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mariana.

    Desde que eu vi a capa desse livro fiquei bem interessada nele, mas a sinopse não me conquistou. Não sei se realmente leria ele, quem sabe se ganhasse. Tenho livros que quero e não gastaria dinheiro nesse. Uma pena que tu não curtiu a leitura, mas acho que cada pessoa tem um gosto e talvez esse não é seu gênero, eu sei que não é o meu.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Terceira resenha que leio. Duas positivas e a sua, que tá negativa.

    Contudo, eu sinto que vou gostar. Sabe por quê?

    Porque depois das leituras que tive em novembro, eu estou precisando de algo que não me faça pensar muito, rsrs. Uma leitura pra descontrair e tal!! Entretenimento é tudo que preciso em dezembro.

    Depois que eu ler, eu te conto.

    Bjs

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, estava esperando muito desse livro, e parece que ele não tem nada de mistérios para serem descobertos ao longo da história (como imaginei) esperava que fosse um livro incrível, cheio de surpresas. Mas fico feliz de ter lido sua resenha e descoberto antes de comprar que ele não é como imaginei, vou deixar pra outra oportunidade e lê os que já estão na lista :) Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Esse é um dos lançamentos da Novo conceito que chamaram muito minha atenção, pensei que seria um livro cheio de mistérios, mas pelo que você disse ele decepciona muito e não atende as espectativas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!
    Eu não tinha ouvido falar sobre o livro ainda. Adoro romances policiais, mas como você disse que passa bem longe do gênero, eu vou é passar longe do livro! rs
    Adoro suas resenhas, principalmente as negativas, pois você consegue explicar perfeitamente os motivos que fizeram você odiar a leitura.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olha confesso que estava curiosa para ler o livro, mas ao mesmo tempo com um pouco de receio, porque não gosto muito de livros de suspense. Queria ler porque falam que é uma história diferente contada da Branca de Neve, mas com sua resenha... nem vou tentar ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari,
    eu era como a maioria, queria ler o livro até ler sua resenha. Não tenho coragem de lê-lo e digamos, perder tempo.
    É realmente horrível uma leitura rasa :\\
    Mas eu ri muito com a sua resenha kkk
    Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Caramba Mari, que bagunça esse livro hen! Eu tava ansiosa por ele, agora já não sei mais. Não gostei de nada do que você descreveu, nada mesmo, só pela resenha já pude ver como é tudo forçado mesmo. Uma pena porque a autora tinha material pra fazer uma coisa boa.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari,

    Nossa eu que estava sempre acompanhando as redes sociais da Novo Conceito, ansiosa para esse livro, achando que ele era um conto da Branca de Neve atual ou algo do tipo to realmente decepcionada. A Novo Conceito fez toda aquela propaganda por isso? Sério? Se você conseguir ler os outros livros da série depois posta uma resenha, se você mudar de opinião conta ou se não também vou desistir por completo dessa trilogia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mari!
    Por incrível que pareça eu não conheço o livro, e com absoluta certeza, não leria pela sinopse. Não sei nada sobre a autora e não ouço falarem dela. Amo investigações, histórias policiais, suspense. Tudo isso com uma narrativa maravilhosa que nem a de Harlan Coben me conquista por completo. Hahaha >< Eu precisava citá-lo aqui. Pra mim é referência.
    Mas Vermelho como o Sangue, não me conquistou por nenhum elemento só com esse primeiro contato {sua resenha e a sinopse}. Me pareceu desestruturado, e talvez eu esperasse mais se tivesse visto comentários por aí.
    Não sei bem o que pensar. Histórias forçadas e livros cheios de propaganda que depois não são compatíveis com as expectativas me deixam chateada. Mesmo assim, dei altas risadas com sua resenha. Você é realmente a melhor! <3
    Paula, Poetisa & Literária

    ResponderExcluir
  14. Não acredito! Estava apaixonada pela história, amo livros que recriam as histórias dos contos de fada e, por isso, estava louca para ler esse livro, mas creio não querer gastar dinheiro para me decepcionar. Odeio livro com leituras rasas e confusas. Ainda bem que li sua resenha antes de compra-lo.

    ResponderExcluir
  15. Eu comecei a ler este livro, mas tive que parar, porque não me adaptei a narração. É uma narração em terceira pessoa, mas ao mesmo tempo parece que são os personagens que narram seus próprios pensamentos. Não sei se foi porque comecei a ler na madrugada, se estava cansada ou algo assim, mas achei muito confuso até o fim do quarto capitulo, que foi onde eu parei. Eu achei que iria adorar a leitura, porque meu personagem favorito dos contos de fada é a Branca de Neve, mas o livro não me prendeu, então deixei para depois, quem sabe?!

    ResponderExcluir
  16. Oii Mari :)
    Olha, eu tinha me interessado tanto pelo livro, a capa é perfeita e quase nos faz comprar sem nem mesmo ler a sinopse! Ainda to empolgada com a leitura, mas sinceramente, essa sinopse me deixou confusa e as duas resenhas que li até agora não me conquistaram! Eu esperava algo totalmente diferente.. E outra, achei a protagonista bem chata!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Nossa Mari!
    Tô bege! Tô rosa!
    Achei que iria me deparar um um livro policial maravilhosos (porque andam em falta no mercado literário) e acabo sabendo que é um livro sem graça, sem mistério e muito menos policial.
    Não tinha lido nenhuma resenha ainda e fiquei chocada.
    Ainda assim vou lê-lo, afinal tenho de ter minha própria opinião.
    Gostei da análise bem verdadeira.
    Desejo um final de semana de muita alegria!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa rsrs eu realmente tinha pensado em ler o livro, mas acho que vou deixar pro final da lista rsrs.
    Obrigada pela sinceridade!

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...