novembro 07, 2014

[Livros] O Lago Místico - Kristin Hannah

Título Original: On Mystic Lake
Autor: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN: 9788581635811
Classificação★★☆☆☆
_______________

Esposa e mãe. Isso é tudo o que Annie sempre foi. Ela não sabe ser outra coisa. Cuidar, proteger, se preocupar, isso é o que a mantém viva. Mas o que acontece quando a sua filha vai para a faculdade e seu marido diz que ama outra mulher? O que sobra? Nada. Isso é o que Annie tem, o que ela sente que é e o que, de fato, ela se torna. Um livro extremamente sensível que me causou um misto de sensações: amor e ódio. Mais ódio que amor, infelizmente.

No começo do livro eu estava adorando a narrativa, fã confessa de Kristin Hannah, eu esperava nada menos que uma história incrível, assim como em todos os seus livros anteriores. Dessa vez, porém, a autora se perdeu no meio do caminho e o final do livro é tão ruim e confuso que praticamente anula tudo o que o resto da história conquista com o leitor. 

Poucas vezes fiquei tão irritada com um encerramento. Até porque não há um encerramento digno da história, foi como se outra pessoa tivesse escrito o final. Eu me recuso a acreditar que Kristin, autora de romances tão bons como Amigas para Sempre e Jardim de Inverno, seja a mesma que escreveu as últimas cem páginas de O Lago Místico. Tão frustrante que após os agradecimentos finais temos uma entrevista com a autora, onde ela responde aos leitores sobre o final do livro. Kris, um bom final não precisa ser explicado. Ele apenas encerra.

De qualquer forma, até o capítulo vinte, tudo vai muito bem. Um dos primeiros livros publicados pela autora, que tinha também a premissa de ser um de seus melhores: Annie foi trocada por uma garota vinte anos mais nova. Seu marido Blake simplesmente aproveitou a pior oportunidade possível para dizer que não a amava mais. Sua filha Natalie acabara de partir para a faculdade e a dona de casa, mãe e esposa se vê perdida. Sem sua família ela não é ninguém.

Em meio à uma forte depressão, com muita dificuldade, Annie volta ao lugar mágico onde viveu sua infância e adolescência. Em busca de algo que a motive a seguir em frente, em busca de si mesma. Os velhos cenários familiares e o clima aconchegante de interior a conquistam e depois de algumas semanas, ela vê que ali é o lugar ao qual ela realmente pertence. Descrições fantásticas e paisagens místicas são um dos poucos pontos positivos.

Na mesma cidade, Nick Delacroix ainda sofre a morte da esposa. Kathy morreu há alguns meses e deixou atrás dela um rastro de destruição. Ele se tornou um alcoólatra e sua pequena filha Izzy não fala mais, se fechou num mundinho escuro e sente que está desaparecendo (literalmente). A dor está impregnada nessa família de uma maneira visceral e se há algo que Kristin Hannah sabe fazer bem é falar sobre a dor. Esse é o núcleo mais bem construído do romance, é também o único que vale a pena. Não vou me prolongar nesse trecho, mas vale ressaltar que Izzy é uma personagem encantadora e quando a história é narrada do seu ponto de vista, o coração do leitor derrete.

Anne dedicou sua vida toda a Blake e à filha, Natalie. Antiga amiga dos Delacroix, ela vê na situação difícil deles uma oportunidade de ser útil. Aos poucos ela vai tentando colocar aquela família estraçalhada nos eixos. Antigo amor de adolescência, Nick ainda mexe com seus sentimentos. E a pequena Izzy precisa de uma mãe. Seria unir o útil ao agradável, uma família que precisa de uma mãe. Uma mãe que precisa de uma família. E aí Kristin teria criado um excelente livro, mas como eu disse anteriormente algumas coisas estranhas acontecem e a partir daí, tudo se perde. O rumo, a narrativa e Annie. 

Expondo os pontos de vista machistas da sociedade, temos Blake - o marido canalha e Hank - o pai de Annie, um homem conservador, que educou sua filha para ser o capacho do marido. Sem querer dar spoiler, vou resumir o que mais me desagradou: não houve final feliz, não houve final triste. Não houve sequer um final digno do restante do livro. A única conclusão a que cheguei foi que Annie é a personagem mais patética que eu já conheci. 

Aos que leram o livro, peço que percebam uma conexão entre a personagem Sally e a protagonista. A lição a se tirar desse livro é que sim, algumas mulheres podem se anular de diversas maneiras e se submeter a serem menos que nada para o outro e pelo outro. O triste é saber que é às vezes a ficção é tão real que nos incomoda. Não consegui aceitar os últimos acontecimentos e para mim um livro que tinha tudo para ser memorável se tornou apenas mais uma leitura para se esquecer.

"A verdadeira viagem de autodescobrimento não está em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos. - Marcel Proust" (p. 7) 

Sinopse: Esposa e mãe perfeita, Annie vê o seu mundo desabar de uma hora para outra quando é abandonada pelo marido. A fuga momentânea é para Mystic, a pequena comunidade onde ela cresceu e onde o seu pai ainda vive. Lá, Annie começa a se reerguer novamente, descobrindo o amor por si mesma, por um velho amigo solitário e por uma garotinha que acaba de perder a mãe. Tudo está se encaixando na vida de Annie. Nick e Izzy se tornaram uma parte importante de seu processo de cura, e ela também se tornou essencial para a sobrevivência da relação entre pai e filha. Até que o seu ex-marido reaparece... e a tranquilidade rapidamente dá lugar ao desespero. Kristin Hannah encanta mais uma vez com uma história comovente, sensível e verdadeira sobre perda, paixão e os fios frágeis que unem as famílias.

"- Vai ficar mais difícil antes de ficar mais fácil. Você está saltando do lado mais fundo, e vai pensar que está se afogando. Mas estou aqui para manter sua cabeça fora da água." (p. 164)


21 comentários:

  1. Olá Mariana, como vai?
    Bom, sou simplesmente louca para ler os livros dessa autora. Todos falam muito bem sobre ela e não vejo a hora de ler Amigas para Sempre e Jardim de Inverno. Parecem ser simplesmente maravilhosos. Fiquei bastante chateada por não ter gostado da leitura, mas te entendo. Uma história que começa maravilhosa e a autora ou autor cria no final algo completamente contraditório, acaba destruindo o encanto da história no início.
    Parabéns pela resenha. Adoro resenhas sinceras que mostram a verdadeira opinião.
    Beijos e muito sucesso minha querida.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lorena Gasparoto
    Eu nunca li o livro, mas entendo como é desagradável quando acontece isso com uma história, quando esperamos uma coisa e é outra que acaba nos decepcionando, mas tente tirar as coisas boas do livro e deixe as outras de lado :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tem um outro livro dela que também estou louca para ler. Sabe que fiquei com uma vontade imensa de ler? Essa relação de amor e ódio deve ser demais e quero muito provar isso!
    Beijocas
    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uau, a-do-rei! Fiquei louca pra ler.

    Vem conhecer nosso cantinho:
    cookieseborroes.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mari.

    Nunca li nada da Kristin Hannah. Mas depois de ler a sua resenha acho que se irei tentar ler algo dela não será O lago mistico.
    Acho que os romances dela é pra um público mais adulto, tá que eu não sou novinha, mas ainda não tenho interesse nesse gênero de livro. Você que gostava dos livros da autora ficou bem chocada hein. Qual me indicaria pra começar?

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari

    A Kristin é uma escritora maravilhosa, por isso sua resenha me deixou bastante assustada, jamais imaginei que ela tivesse errado a mão assim. Minha expectativas para esse livro estavam super altas e agora tô até com medo de ler, porque por todas as coisas que você citou provavelmente eu também não irei gostar.
    Ele seria uma das minhas próximas leituras e agora não sei se tô com ânimo.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Poxa! Fiquei decepcionada, a historia tinha tudo para ser boa mesmo, é frustante quando pegamos um livro para ler e ficamos com altas expectativas e é mais frustante ainda saber que esse livro é obra de uma autora que tanto gostamos e já construiu historias incríveis, e que nunca imaginaríamos que poderia construir algo ruim. :/
    pensando duas vezes se eleio ou não esse livro.

    xoxo!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari,
    Eu ainda não tinha ouvido falar dessa autora e agora... bem, não esperava conhecer uma autora juntamente com o seu pior trabalho mas talvez esse final deve ter sido ideia da autora, não? Mostrar a vida como ela é mesmo que ninguém aprove... enfim, espero ter a oportunidade de ler algum livro dela e ai poderei dar a minha opinião com mais clareza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita vontade de ler algo da Kristin Hannah, já vi vários comentários positivos sobre ela, mas agora fiquei com o pé atrás.. É horrível quando criamos altas expectativas para um livro e elas acabam não sendo alcançadas. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie :)
    Adorei a resenha como sempre ♥
    É muito ruim quando uma história que tínhamos certeza que seria inesquecível, acaba sendo uma grande merda, né??
    Nunca li nada da autora e confesso que nunca me interessei. Não sei porque suas obras nunca me despertaram muito interesse.
    Até que eu gostei da premissa dessa obra da autora, mas depois de seus comentários fiquei receosa.

    Beijooos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari! ♥
    É tão ruim quando a gente se decepciona com o livro de um autor que gostamos, não é?
    Por acompanhar o blog, sei que você gosta muito de Kristin Hannah e quando vi no Face que era uma resenha negativa, quase não acreditei.
    Eu ainda não li nada da autora, e estava com muita vontade de ler O Lago Místico, mas confesso que agora não sei mais, acho que prefiro ler os outros da autora, antes de me "arriscar" a ler esse.
    Ótima resenha! Impecável, como sempre!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não me diga que ela volta com o marido? Ou que se submete ao tal do Nick? Pelo jeito ela é daquelas mulheres que não tem voz ativa e só sabe servir de capacho. Não gostei disso. E outra coisa, eu não li a história, mas pelo que eu vi na sua resenha, o nome do livro não tem nada a ver com a história.

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari,
    tudo legal? Bom, eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas nunca tinha realmente parado para ler uma resenha ou algo do tipo. Amei tua resenha, e pelo começo dela, acho que se eu lesse, talvez até gostasse da história, mas sobre o final... bom, deu para entender o que acontece, mas eu até entendo a protagonista. Leia No Escuro, por favor. Lá dá para entender um pouco mais desse lado das mulheres que não conseguem desprendessem dos maridos.Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari!
    Fiquei triste por ti... Poxa! Embora que falei que não leria... era brincadeira! Vi que você estava muito envolvida com este livro, suspirando aos cantos, e quando vejo tua resenha... Vi que você se decepcionou... Ainda não conheço a escrita da autora, porém irei ler o Jardim de Inverno que, segundo você, é um excelente livro.
    É a tua primeira decepção depois de vários livros maravilhosos... Pena que foi com essa autora.
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Pelo que li na resenha, o livro tinha tudo para um final maravilhoso onde Annie ficaria com Nick e Izzy, formando assim uma nova família, que poderia ser bom para todos eles, depois de terem perdido pessoas queridas ou afastadas delas. Agora que você falou, sobre o final não ser feliz, não fiquei motivada a lê rsrs mais vou me aventurar em outros e quem sabe um dia até nesse mesmo. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oiee

    Amo Kristin Hannah e quando sua nota com apenas 2 estrelas vim aqui ver pois pensei Meu Deus ela é uma das minhas autoras favoritas como pode errar tanto em um livro, esse livro ganhando a votação lá no blog para ser lido espero gostar mais que você.

    Uma pena porque amei o livro Jardim de Inverno e todos os outros publicados por ela.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Mari!
    Estou até sem fôlego, juro!
    É que estou lendo esse livro e gostando tanto da estória, certo que ainda estou na parte da mudança de visual de Annie, mas já estou triste por causa do final, acredita?
    Ne, imagino que o final seja o que estou pensando após ler sua resenha.... Agora terei de ler com maior rapidez para poder terminar logo e conferir...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  18. É muito ruim mesmo quando um livro é bom e o final estraga, passei por isso já, principalmente quando é com um escritor que sabemos que poderia fazer muito melhor.
    Parabéns pela sua sinceridade sobre o livro ^^

    ResponderExcluir
  19. Oii Mari!
    Sério que o final é tão ruim assim? Eu estava tão ansiosa pra ler esse livro .. Confesso que me decepcionei com a Annie que a autora criou, esperava que ela fosse uma personagem forte e não esse "capacho", e olha, tem a impressão que mesmo depois do que ela passa com o ex-marido ela continua sendo uma boba ! Que pena que a autora não soube criar um final bom, eu realmente espertava algo feliz pra Annie ! Ainda quero ler o livro, mas já tenho a impressão que também vou me decepcionar !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nenhum livro da autora, mas leio muitas resenhas elogiando sempre os livros dela e essa é a primeira, acho, que vejo alguém decepcionada. Sua resenha me deixou um pouco desanimada, mas como amo histórias que envolvem conflitos familiares, e lições, então vou da uma conferida para tirar minhas conclusões!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Mari! Eu nunca li livros dessa autora, mas sei como finais decepcionantes acabam com a gente, principalmente em livros que a gente gosta. Apesar da sua crítica ao final da história, sua resenha é tão boa que me deu vontade de ler o livro kkkkk.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...