novembro 16, 2014

[Livros] Apenas Um Dia - Gayle Forman

Título Original: Just One Day
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN: 9788581634500
Classificação★★★★★
_______________

Apenas perfeito. Um livro carregado de sentimento que prova definitivamente a força da narrativa de Gayle Forman. Depois do sucesso estrondoso da duologia Se Eu Ficar, a autora traz mais uma bela história de amor, que encanta, apaixona e derrete corações. Regado a muito Shakespeare, repleto de citações, referências, a beleza desse livro fica por conta das conexões feitas por Gayle com menções à obra do autor inglês. 

Além de uma história envolvente e apaixonante, esse livro traz também uma viagem incrível pela Europa. Com cenários fantásticos e descrições impecáveis, Apenas Um Dia leva o leitor para longe suas pouco mais de duzentas páginas. Eu me senti num tour pelo mundo e pude imaginar todos os lugares lindos a que a autora me levou. A riqueza de detalhes traz aquela sensação de que nós fazemos parte da história.

Mais uma vez, como nos livros anteriores, Forman constrói uma narrativa em primeira pessoa. Especialidade da autora, seus livros sempre trazem uma perspectiva íntima, complexa e profunda do protagonista. Vamos conhecer Allyson, uma adolescente que sempre foi uma boa menina. Estudiosa e certinha, sua vida previsível sempre foi decidida por seus pais. Vivendo sob o rígido controle da mãe, Ally tem sua chance de "ver o mundo" quando faz uma viagem turística pela Europa. O que ela não imaginava é que fosse encontrar lá fora o que faltava dentro dela.

Provavelmente esse tenha sido um dos livros com os quais mais me identifiquei. A protagonista faz escolhas similares as que eu tantas vezes já fiz na minha vida, por isso ler esse livro me trouxe perspectivas diferentes sobre a minha própria vida e experiências. Amor, auto-descobrimento, confiança, coragem e personalidade. Esses são os temas principais que norteiam a leitura e que vão fazer vocês refletirem sobre seus papeis em suas próprias vidas.

Utilizando, como eu disse anteriormente, Shakespeare como fonte de inspiração, o texto é rico em menções à sua obra, bem como às características de seus personagens. A construção de um personagem está muito ligada a sua personalidade, estamos todos em construção, em formação e 'ser ou não ser' não é a questão, mas sim 'como ser ou como não ser'. Além de uma bonita história, cheia de significados e metáforas, em apenas algumas páginas você terá uma análise da obra shakespeariana que vai mudar sua forma de ver o mundo.

Allyson nunca percebeu como sua vida era incompleta até conhecer Willem. O rapaz, que ela encontrou por acaso interpretando Noite de Reis, lhe faz uma proposta que pode mudar tudo para sempre. Um dia, isso é tudo o que ele pede à ela. Em um dia, pela primeira vez, Allyson decide fugir do padrão ordenado que sua vida segue e segue esse estranho até o que pode ser sua única chance de ser feliz. O destino é quem dita as regras, o tempo não existe e um dia pode durar para sempre.

Ao lado de Willem, Ally vira Lulu, uma garota destemida, livre, aventureira e que não tem medo de nada. Ao abandonar sua antiga personalidade, a jovem descobre que ela nunca soube quem era de verdade. Inspirador e apaixonante. Lulu e Willem vão descobrir o que é o amor, a vida, o destino e o tempo. Um sonho cabe em uma vida? Uma vida cabe em um dia? Uma jornada intensa que vai desafiar o leitor a se descobrir e a se perder para se encontrar.

"- Por ora, o tempo não existe. É o que Jacques disse... fluido?
- Fluido - repito, como um encantamento. Se o tempo pode ser fluido, então talvez algo que seja apenas um dia possa continuar para sempre." (p. 107)

Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

"Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em um dia." (p. 135)


20 comentários:

  1. Olá, Mari.

    Que livro deve ser esse hein?!
    Curti demais a sua resenha e te confesso que não estava afim de ler esse livro, terminei esses dias de ler Pra onde ela foi e tinha o primeiro capítulo desse eu nem li. kkkk'
    Mas agora depois de ler a sua resenha quero demais saber a respeito de Lulu e Willen. Quero passar esse um dia com eles. >.<
    Eu estava tentando não comprar livros, mas você vai me fazer gastar. =/' Mas acho que não me arrependerei da leitura.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    Estou muito interessada em ler os livro da Gayle mas o que me falta é o dinheiro. Todos falam super bem e a sua resenha reforçou ainda mais o meu desejo para ler algum livro dela.
    Gostei da lição do livro, por assim dizer, Apenas Um Dia. Basta apenas um dia para algo nos acontecer, basta um dia para fazer ou não fazer tudo o que nos for proposto. quero começar o próximo ano lendo esse livro, talvez meu ano comece com o pé direito e não o contrário como sempre acontece.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Conheci a autora Gayle Forman, a partir de sua obra chamada Se eu ficar que eu li e adorei a historia, gostei de mais da sua critica para com o livro, deve conter realmente uma historia fascinante, não sabia desse livro da autora mas se for tão bom quanto Se eu ficar tenho certeza que vale apena ler e também vou gostar!

    Estou seguindo seu blog, te convido a fazer o mesmo também se quiser flor! Bejinhos!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Primeira resenha que leio desse livro, e muito boa por sinal, me deixou com muita curiosidade pela leitura. Gosto de livros assim, que nos prende e cheio de sentimentos. Preciso ler Gayle Forman, todo mundo comentando tão bem!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  5. Estou apaixonada por esse livro antes mesmo de lê <3 Talvez por causa das citações e referências de Shakespeare ou simplesmente porque (pela resenha) o livro fala de mudanças de escolhas que fazemos na vida, fala sobre amor e identidade.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  6. Imaginava que esse livro fosse especial, mas confesso que não a esse ponto. Acho interessante essa relação com Shakespeare, por exemplo, porém os cenários também chamam muito a minha atenção e particularmente fiquei curioso quanto a isso. Ainda não sei quando vou ler - antes quero ler "Para Onde Ela Foi" -, mas espero gostar tanto quanto você, afinal, a primeira experiência com a autora já foi muito bacana.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  7. Mariana!
    Gostei dos dois livros anteriores que li da autora e pelo visto esse é ainda melhor, trazendo cenários europeus e uma viagem parece que é extraordinário.
    Tomara que o meu chegue logo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Eu não gostei muito de "Se eu ficar", mas eu tenho muita vontade de ler esse livro desde que li sobre ele pela primeira vez. Nem sabia que já tinham lançado por aqui! É uma duologia também :D

    Beijos
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Adorei sua resenha! Por incrivel que pareça, me identifiquei com a história!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler.
    Amei os dois primeiros de Gayle Forman. Ela arrasa!
    *.*
    Adorei a sinopse e o fato de que passa pela Europa.

    Beijooooooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari

    Que resenha lindamente inspirada, arrasou!
    O livro chegou ontem em casa e eu já estou pensando em passar na frente dos outros. Não curti muito Se Eu Ficar, mas Pra onde ela foi compensou a decepção do primeiro.
    Já quero acompanhar essa jornada maravilhosa.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari!
    Mais uma resenha linda! Suas resenhas sempre me inspiram! É incrível como você consegue transmitir em palavras exatamente o efeito que a leitura teve sobre você.
    Não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada, principalmente pelo fato de ter muito Shakespeare, pois sou completamente apaixonada!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que resenha linda, me deixou com mais vontade de ler *_*

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari
    Eu não tinha me interessado muito por esse livro não mas acho que você mudou minha ideia rs
    Parece ser bem interessante, um livro totalmente voltado para descobertas próprias mesmo. Deve ser inspirador.

    ResponderExcluir
  15. Oii Mari!
    Claro que eu á tinha me interessado bastante pelo livro, me apaixonei pela escrita da autora em "Se eu ficar" e logo que soube do lançamento desse fiquei doida pra ler!
    Realmente, a vida da Ally parece ser bem chata, daquele tipo que se mudar algo já assusta ela .. Confesso que no começo da resenha achei que seria um livro bem parado, ainda bem que o Willen apareceu, rs! Concordo totalmente com a frase " Para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro" ! Eu adorei a resenha, e nem preciso dizer que to encantada com a história né?!
    Beijos !

    ResponderExcluir
  16. Eu estou muito interessada em comprar e ler esse livro, li o primeiro capítulo dele, que veio no final do livro Para onde ela foi. O primeiro me deixou com vontade de ler mais, parece que há muita coisa legal para acontecer, com certeza vou ler ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Eu virei fã de carteirinha desta autora, a Gayle Forman sabe conduzir uma trama amorosa com perfeição. Eu achei essa historia bem interessante, parece ser uma obra simples, mas romântica e esta obra ficou com uma capa super meiga. Adorei a resenha e como adoro o jeito como ela escreve, certamente todos os livros dela vão para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  18. Amo os livros da Gayle, a narrativa dela é perfeita e sua escrita muito leve. Amei o enredo do livro e já me senti um pouco catovada pelos personagens

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. O livro parece interessante, mas ao mesmo tempo eu acho que a história não me é estranha, já vi algo parecido em algum lugar.
    Não sou muito chegada a romance, mas adoro belas descrições e personagens cheios de personalidade ^^

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...