Título Original: Just One Day
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN: 9788581634500
Classificação: ★★★★★
_______________
Apenas perfeito. Um livro carregado de sentimento que prova definitivamente a força da narrativa de Gayle Forman. Depois do sucesso estrondoso da duologia Se Eu Ficar, a autora traz mais uma bela história de amor, que encanta, apaixona e derrete corações. Regado a muito Shakespeare, repleto de citações, referências, a beleza desse livro fica por conta das conexões feitas por Gayle com menções à obra do autor inglês.
Além de uma história envolvente e apaixonante, esse livro traz também uma viagem incrível pela Europa. Com cenários fantásticos e descrições impecáveis, Apenas Um Dia leva o leitor para longe suas pouco mais de duzentas páginas. Eu me senti num tour pelo mundo e pude imaginar todos os lugares lindos a que a autora me levou. A riqueza de detalhes traz aquela sensação de que nós fazemos parte da história.
Mais uma vez, como nos livros anteriores, Forman constrói uma narrativa em primeira pessoa. Especialidade da autora, seus livros sempre trazem uma perspectiva íntima, complexa e profunda do protagonista. Vamos conhecer Allyson, uma adolescente que sempre foi uma boa menina. Estudiosa e certinha, sua vida previsível sempre foi decidida por seus pais. Vivendo sob o rígido controle da mãe, Ally tem sua chance de "ver o mundo" quando faz uma viagem turística pela Europa. O que ela não imaginava é que fosse encontrar lá fora o que faltava dentro dela.
Provavelmente esse tenha sido um dos livros com os quais mais me identifiquei. A protagonista faz escolhas similares as que eu tantas vezes já fiz na minha vida, por isso ler esse livro me trouxe perspectivas diferentes sobre a minha própria vida e experiências. Amor, auto-descobrimento, confiança, coragem e personalidade. Esses são os temas principais que norteiam a leitura e que vão fazer vocês refletirem sobre seus papeis em suas próprias vidas.
Utilizando, como eu disse anteriormente, Shakespeare como fonte de inspiração, o texto é rico em menções à sua obra, bem como às características de seus personagens. A construção de um personagem está muito ligada a sua personalidade, estamos todos em construção, em formação e 'ser ou não ser' não é a questão, mas sim 'como ser ou como não ser'. Além de uma bonita história, cheia de significados e metáforas, em apenas algumas páginas você terá uma análise da obra shakespeariana que vai mudar sua forma de ver o mundo.
Allyson nunca percebeu como sua vida era incompleta até conhecer Willem. O rapaz, que ela encontrou por acaso interpretando Noite de Reis, lhe faz uma proposta que pode mudar tudo para sempre. Um dia, isso é tudo o que ele pede à ela. Em um dia, pela primeira vez, Allyson decide fugir do padrão ordenado que sua vida segue e segue esse estranho até o que pode ser sua única chance de ser feliz. O destino é quem dita as regras, o tempo não existe e um dia pode durar para sempre.
Ao lado de Willem, Ally vira Lulu, uma garota destemida, livre, aventureira e que não tem medo de nada. Ao abandonar sua antiga personalidade, a jovem descobre que ela nunca soube quem era de verdade. Inspirador e apaixonante. Lulu e Willem vão descobrir o que é o amor, a vida, o destino e o tempo. Um sonho cabe em uma vida? Uma vida cabe em um dia? Uma jornada intensa que vai desafiar o leitor a se descobrir e a se perder para se encontrar.
"- Por ora, o tempo não existe. É o que Jacques disse... fluido?
- Fluido - repito, como um encantamento. Se o tempo pode ser fluido, então talvez algo que seja apenas um dia possa continuar para sempre." (p. 107)
Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.
"Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em um dia." (p. 135)
Fonte:EditoraNovoConceito|Skoob