Olá queridos, hoje eu vim falar sobre o Tsū. É uma rede social (inclusive, bem semelhante à plataforma do Facebook) que promete remunerar os usuários pelo conteúdo que eles publicam. Há duas formas de lucrar com a plataforma: produzir conteúdo / convidar amigos.
Interessante do nosso ponto de vista, - blogueiros - porque nós exercemos um 'trabalho' não remunerado, que por vezes nos garante alguns benefícios, mas nada que envolva dinheiro, infelizmente. Aparentemente é uma proposta ousada e como a rede social foi lançada há menos de um mês, ainda está em fase de teste pelos internautas. Não há muito na blogosfera, então vou mostrar para vocês o que é a rede e o que se tem falado sobre ela.
O site, criado por Sebastian Sobczak, foi inaugurado no dia 21 de outubro. No TSU, 90% do valor arrecadado por publicidade é dos usuários, os outros 10% ficam com a rede social. O fundador Sebastian Sobczak, define a rede como uma plataforma de monetização social.
Esse vídeo explica bem como o site funciona.
“As redes sociais estabelecidas construíram modelos de negócios surpreendentes. São prósperos na monetização total de conteúdo gerado pelo usuário de forma gratuita. Por que alguém deveria se beneficiar comercialmente a partir da imagem, curtidas e trabalhos sem dar retorno financeiro ao proprietário? Os mercados em que participamos são enormes e podem compensar o usuário – estamos simplesmente e unicamente recompensando os usuários que estão fazendo todo esse trabalho. Esta é a forma como o mundo deve funcionar “, acredita Sobczak.
O Tsū tem dado muito o que falar pois tem sido comparada com um sistema de pirâmide (o que é na verdade algo ilegal no Brasil). Lembrando que antes de entrar em 'QUALQUER' rede social você deve ler os termos de uso do site, inclusive a idade mínima para registro. Isso é fundamental para qualquer cadastro na internet. Ok? Eu fiz o meu Tsū e estava ciente das implicações e/ou benefícios que ela poderia gerar. Você pode criar/deletar seu perfil a qualquer momento. Bom, eu vou dar a minha opinião pessoal sobre o assunto, ressaltando alguns prós e contras.
- Tudo. TUDO o que promete dinheiro fácil é mentira. Se você entrar no Tsū com o objetivo de ganhar dinheiro, com certeza vai perceber que não é tão fácil assim. Você precisa ter muitos seguidores para começar a gerar algum ganho. Eu parto do princípio de que estou lá para compartilhar coisas com meus amigos e se isso gerar lucro, ótimo. Senão, ótimo também.
- É uma rede social com uma interface fácil de usar, personalizável e bem simples. Apesar de parecida, é visivelmente mais atraente que a do Facebook. Menos poluída.
- Necessita de convite para entrar. O que torna o lance de 'rede social' mais interessante. Lembra o Orkut, nos seus tempos de glória. Precisando de convite, aqui está o link do meu.
- Há uma diferença sutil entre pirâmide e marketing multinível. O Tsū, aparentemente, faz uso de marketing multinível, um sistema de ganho que, ao contrário da pirâmide, não se sustenta só em convites ou em atrair novos usuários. Visualizações, interações, curtidas e comentários geram dinheiro. O que, na verdade, já acontece nos blogosfera, com o adsense. Portanto, não tem nada de novo ou perigoso nisso.
É isso pessoal, espero que vocês tenham entendido como funciona o Tsū e que decidam experimentá-lo. Eu criei meu perfil pessoal por lá e aceito amigos/seguidores (retribuo todos) para conversar sobre livros e literatura. Se vocês ficarem curiosos para conhecer a rede, eu recomendo.
Espero vocês por lá: https://www.tsu.co/marisiqueira.